O que pode ser uma mancha roxa no pescoço?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Podem ser causados por distúrbios da coagulação do sangue (baixa de plaquetas, quadro de púrpura, distúrbios de função das plaquetas, Doença de Von Willebrand), ou por alterações próprias dos vasos da pele, por fragilidade vascular ou por inflamação (vasculites).

As manchas roxas na pele são chamadas de equimoses e ocorrem devido ao extravasamento de sangue na pele causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos. “Quando batemos os vasos sanguíneos se rompem. Como não há corte na pele o sangue não escapa, mas vaza internamente.

A presença de manchas roxas ou vermelhas na pele, ou mancha branca dentro da boca ou nos olhos, começa a aparecer nos pacientes com endocardite.

Use um creme ou gel de babosa na região da marca. Use uma casa de banana para massagear a região da marca. Ela é rica em anti-oxidantes que vão ajudar o chupão a desaparecer mais rápido. Use uma escova com fios macios para massagear gentilmente a área marcada, estimulando os vasos sanguíneos da região.

Outros transtornos que criam manchas de estresse
Não é só o estresse que causa as manchas na pele. A depressão e ansiedade também podem causar alterações. Além das manchinhas vermelhas, que nesse caso são chamadas de dermatite, os transtornos também causam seborreia, caspa e oleosidade da pele, como conta Mônica Aribi.

O cortisol hormônio que se eleva quando estamos sob estresse, estimula os melanócitos, (células da nossa pele que produzem o pigmento melanina) que, quando, produzido de forma excessiva, é responsável pelo aspecto de mancha escura marrom acastanhada: o melasma.

Uma das consequências pode ser o surgimento de manchas na pele. “O estresse pode causar várias alterações na pele, inclusive manchinhas vermelhas, que são chamadas de urticária colinérgica”, conta a Dra. Mônica Aribi, dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Elas podem ser causadas por diversos fatores, como fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alterações nas plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue. Além disso, doenças como hemofilias, trombocitopenias, infecções virais e doenças autoimunes também podem contribuir para o surgimento de hematomas.

A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.

Dor no maxilar e no pescoço. Inchaço de pés e pernas. Urinar com frequência à noite. Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos ou costas.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

Esclareço que a mielodisplasia é uma doença muito heterogênea. Antigamente, chamada de pré-leucemia e, por vezes, de anemia do idoso. Certamente, nenhum destes nomes é adequado”, ele comenta. Quando a doença aparece nessa população, ela acontece de forma diferente quando comparada aos adultos e jovens.

O chupão nada mais é do que um hematoma, ou seja, vasos que se rompem devido a um trauma e fazem com que o sangue se espalhe por baixo da pele. Quanto mais clara a pele, mais evidente é a mancha. A má notícia é que, assim como os demais hematomas, o chupão leva cerca de 15 dias para sumir completamente.