O que pode ser uma bolha de sangue na boca?

Perguntado por: iespinosa6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Essa lesão costuma ser inofensiva, pode ser gerada por uma úlcera bucal ou por uma auto-lesão ao mascar. Caso a bolha não suma com o tempo, ou aumente de tamanho e comece e a causar dor, um profissional odontólogo deve ser consultado imediatamente.

Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso. No entanto, se estiver machucando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele.

O que causa o coágulo de sangue? A coagulação é uma resposta natural do corpo, por isso após qualquer rompimento ou lesão em algum vaso do corpo, coágulos serão formados para cessar o sangramento.

Bálsamos de limão são outro produto muito útil nestas horas já que é eficaz em proteger do vírus e a tratar as bolhas, reduzir tempo de cicatrização e atenuar sintomas. Usar compressas frias no local das bolhas, por exemplo, acalma e muito os sintomas, reduzindo a inflamação e despigmentação.

Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

A bolha pode ser consequência de um abscesso periodontal (quando ocorre a entrada de um corpo estranho, como casca de pipoca, dentro da gengiva). Nesse caso, o paciente pode ter dor de intensidade leve a moderada e poderá ainda ter febre e mal-estar, dependendo da extensão desse abscesso.

Por outro lado, o tratamento da bolha de gengiva causada por abscesso periodontal é baseado na remoção mecânica da placa bacteriana através do uso de agentes antimicrobianos associados à terapia mecânica. Já o tratamento endodôntico, visa promover a completa desinfecção e eliminação dos microrganismos.

A Hemofilia é um distúrbio do sangue, em que o sangue não coagula devidamente. Trata-se de uma coagulopatia hereditária (Doença Hemorrágica), decorrente da deficiência quantitativa e/ou qualitativa de um ou mais fatores de coagulação.

Coágulos sanguíneos: fechamento das rupturas
Quando uma lesão causa a ruptura de um vaso sanguíneo, as plaquetas são ativadas. Elas alteram sua forma de arredondada para espiculada, aderem à parede do vaso danificado e umas às outras e começam a formar um tampão.

O diagnóstico é feito com o exame ecodoppler, um ultrassom direcionado para o estudo vascular, que faz uma análise do fluxo sanguíneo, verificando se ele está rápido, lento ou se há a formação de coágulos nas artérias e veias.

A pele infectada fica vermelha, quente ao toque e, às vezes, inchada, e bolhas de gás podem se formar sob a pele. A pessoa geralmente sente dor intensa, muito mal-estar e febre alta. O diagnóstico é feito com base na avaliação de um médico, radiografias e exames laboratoriais.

A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.

Considerações gerais sobre doenças que provocam bolhas

  • Penfigoide bolhoso. O penfigoide bolhoso é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca a pele e provoca bolhas. As... leia mais.
  • Dermatite herpetiforme. Nesta... leia mais.
  • Pênfigo vulgar. O pênfigo vulgar ocorre... leia mais.

“A fístula dental acontece quando há um processo inflamatório no interior do dente. Como os nossos dentes são formados por um tecido duro, essa inflamação não tem por onde drenar o pus, que acaba encontrando um caminho para externar, causando a fístula, que pode ser em formato de bolha ou não.

Abscesso é um acúmulo de pus. O pus é uma mistura de glóbulos brancos, tecido morto e bactérias. Ele se acumula nos locais em que o corpo está combatendo uma infecção. Um abscesso dentário é um abscesso que se forma em torno da raiz do dente.

Esse nódulo pode ser causado por um abscesso da gengiva, de um dente ou por irritação. Mas, como alguns tumores anômalos no interior ou ao redor da boca podem ser malignos, os tumores devem ser examinados por um médico ou dentista imediatamente.

Não estoure uma bolsa de pus na gengiva
A gengiva é uma região sensível e tentar estourar bolhas pode ter o efeito contrário, causando ainda mais lesões na região. Por isso, em hipótese alguma tente resolver por si só o problema.

Um dentista também pode recomendar alguns remédios caseiros simples para ajudar a aliviar os sintomas. Por exemplo, a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, pode reduzir a dor e o inchaço. Além disso, enxaguar a boca com água morna e salgada pode ajudar a reduzir a dor e a sensibilidade.