O que pode ser um olho mais baixo que o outro?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A ptose palpebral unilateral, afetando apenas uma das pálpebras (esquerda ou direita), descrita, muitas vezes, como “uma pálpebra mais caída que a outra” é a situação mais frequente, podendo afetar pessoas de ambos os sexos e em qualquer idade.

Olho preguiçoso, ou ambliopia, é um desvio ou desalinhamento de um olho, geralmente causado por estrabismo ou ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia). A ambliopia em não é um problema propriamente do olho, mas pode vir a causar problemas de visão caso não seja tratada.

Ptose é o termo médico usado para denominar uma característica conhecida como pálpebra caída, diagnosticada quando a margem da pálpebra superior cobre mais do que dois milímetros da área superior dos olhos. Essa condição pode ser causada por uma má formação congênita ou estar associada a outras questões médicas.

Na hora de realizar uma cirurgia de correção de pálpebras, o médico oftalmologista é importante por conta de o procedimento ser mais do que apenas estético, em muitos casos.

Quando a queda da pálpebra é acentuada, parte da pupila fica coberta, bloqueando o campo da visão. A ptose palpebral pode ser do tipo congênita (criança já nasce com ela) ou do tipo adquirida (geralmente após traumatismos ou algum tipo de inflamação na pálpebra ou até mesmo pela idade avançada - ptose senil).

A ptose palpebral tem como característica clínica o declínio da pálpebra de 1 a 2 mm e ocorre após o uso de toxina botulínica nos músculos do terço superior da face. A resolução da ptose ocorre em até duas semanas, mas em alguns casos pode chegar a meses.

Sinais e sintomas na ptose palpebral
O sinal mais evidente é a queda da pálpebra. Dependendo da severidade do problema pode ocorrer dificuldade na visão. Por vezes, as pessoas inclinam a cabeça para trás para tentar ver melhor ou levantam as sobrancelhas várias vezes para tentar levantar simultaneamente as pálpebras.

Quanto custa a cirurgia blefaroplastia para correção de ptose? O valor para essa cirurgia pode variar de R$ 8.000,00 a R$ 20.000,00, no entanto para saber o valor exato é necessário ser avaliado por um médico cirurgião.

Em casos de estrabismo
Além do uso de óculos e do colírio, outro tratamento que pode ser indicado para o estrabismo é a fisioterapia ocular. A prática de exercícios com o fisioterapeuta, e realizada diariamente pelo paciente, auxilia na melhor coordenação dos músculos e ajustes de foco.

Olhos assimétricos: injeção de Botox
Esse é um tipo de reparo um pouco menos invasivo do que um procedimento cirúrgico. A injeção de Botox contribui para deixar a pele ao redor dos olhos mais firme. Desse modo, as pálpebras são levantadas. Esse tratamento pode causar um leve desconforto, mas passa com pouco tempo.

Se você olhou no espelho e notou que suas pálpebras são irregulares, você não está sozinho! A assimetria do rosto é bastante comum, aliás, são casos raros em que o rosto de alguém é perfeitamente simétrico. Todas as pessoas do mundo apresentam irregularidades no rosto, incluindo os olhos.

A pálpebra caída, também chamada de ptosis ou de ptose palpebral, é uma condição médica em que a pálpebra superior fica "caída" por cima do olho do paciente.

A Miastenia Gravis Ocular (MGO) é uma forma especial de Miastenia Gravis que atinge os olhos; especificamente, é restrita aos músculos responsáveis pela movimentação dos olhos. Segundo a Mayo Clinic os sintomas mais comuns da forma ocular da miastenia são: Visão dupla. Estrabismo ("ficar vesgo")

A enoftalmia consiste no aprofundamento do olho na órbita. Quadros de desidratação grave, perda de tecido ocular circunjacente, atrofia em músculos da mastigação e perioculares, danos no ligamento periorbital e fraturas de ossos da face são as principais alterações envolvidas na enoftalmia.

É causada por uma disfunção das terminações nervosas responsáveis pela movimentação e sustentação das pálpebras. Também pode ser causada por miastenia gravis, esclerose múltipla, intoxicações, dentre outras causas.

Para isso, segure a base dos cílios levemente com os dedos, mas sem apertar os olhos. Apenas apoie seus dedos nos pelinhos para impedir que os olhos abram. Então, faça força para abrir as pálpebras e depois relaxe. Vá repetindo essa sequência, mas sem usar os músculos da sua testa, somente a força da pálpebra.

“Há outras opções para melhorar a estética da região dos olhos, como toxina botulínica, preenchimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, fios de sustentação, jato de plasma, peelings químicos e lasers”, conta a Dra.

Todas as noites deve massajar a pele com os dedos através de movimentos circulares desde o exterior da pálpebra até a parte mais alta da sobrancelha. Outra opção é usar os face-rollers especiais para olhos, que drenam o excesso de líquido dessa zona, desinflamam e melhoram a circulação.

Como isso pode ajudar a evitar a ptose mamária? Adel Jr. concluiu que, quando o implante de silicone está localizado atrás do músculo peitoral, o músculo sustenta o peso do implante, que não irá recair sobre as mamas, auxiliando assim a evitar tanto a queda do implante quanto das mamas, ao longo dos anos.

A ptose por lesão do fascículo ou do nervo oculomotor é quase sempre unilateral. O diagnóstico é estabelecido pela observação do acometimento de outros músculos extraoculares levando a limitação da adução, elevação e abaixamento do olho acometido.