O que pode ser um caroço atrás da orelha?

Perguntado por: lpaz8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Um nódulo atrás da orelha também podem ser um gânglio linfático com um volume aumentado. Quando isto acontece, são chamados adenopatias. Têm características reconhecíveis: São elásticos ao toque.

O aparecimento de um caroço no pescoço é bastante frequente. Na maioria dos casos, é decorrente de um linfonodo, também chamado de gânglio linfático, que encontra-se aumentado ou com inchaço. Essa condição é popularmente conhecida como íngua. Podem ser indolores ou causar alguma dor ou desconforto.

Causas comuns:
Infecção de ouvido. Resfriados, gripe e outras infecções. Gengivite. Mononucleose.

Quando é que me devo preocupar? Geralmente, os caroços atrás da orelha não representam qualquer perigo para a saúde. No entanto, é aconselhável ir ao médico para um exame físico, a fim de obter um diagnóstico adequado e, se necessário, um tratamento.

Qualquer tipo de infecção provoca uma íngua, e algumas das mais comuns são resfriados, gripes, otite, sinusite, faringite ou qualquer tipo de virose, como Zika ou dengue, por exemplo, que causam gânglios no pescoço, nuca, mandíbula ou atrás da orelha.

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

A presença de um caroço (nódulo) no pescoço, na mandíbula ou boca pode ser sintoma de um câncer. Mais especificamente na parte anterior do pescoço, pode significar o surgimento de um tumor na tireoide - no entanto, é importante lembrar que cerca de 95% dos nódulos na tireoide costumam ser benignos.

O principal sinal de nódulo no pescoço é um caroço que pode ser apalpado ou visto na lateral do pescoço. Esse nódulo pode ou não ser movimentado de um lado para o outro e pode ou não causar dor e incômodo ao paciente.

Quando é preciso investigar um caroço no pescoço
Se esse caroço é duro e não dói, redobre a atenção e procure um especialista;• características suspeitas (nódulo arredondado ou cístico, com perda das características habituais ao ultrassom).

Na maioria das vezes, este inchaço é passageiro e não há necessidade de preocupação. Isso porque o inchaço tende a desaparecer em cerca de duas semanas, juntamente com os sintomas da doença.

Uma das causas mais comuns de dor de cabeça atrás das orelhas é uma condição chamada neuralgia occipital. A neuralgia occipital ocorre quando os nervos occipitais, ou os nervos que correm do topo da medula espinhal até o couro cabeludo, estão inflamados.

Sintomas de ínguas no pescoço
Nesses casos, o paciente tem um aumento dos linfonodos que pode gerar dor e vermelhidão, porém, depois desaparecem. Caso demorem mais de 10, 15 ou 20 dias para os sintomas desaparecerem, podemos entender que os linfonodos continuarão persistindo.