O que pode ser tremor nas mãos?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os tremores podem ser apenas respostas do seu corpo a algo, como: uso de drogas, deficiência de vitamina B12, estresse intenso, baixo nível de glicose no sangue, uma tireoide hiperativa ou danos nos nervos.

Nas mãos, tremores são comuns. Frequentemente resultam da liberação de adrenalina do nosso organismo. Ele pode aparecer ocasionalmente, associado a determinadas situações e emoções ou associar-se a doenças neurológicas.

O tremor deve preocupar, sendo necessário ir ao médico, quando é intenso a ponto de atrapalhar as atividades do dia-a-dia e quando apresenta piora progressiva, se tornando persistente.

Tremores no corpo
Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

Lentidão dos movimentos;

  • Sensação de rigidez da musculatura;
  • Perda cognitiva e de memoria;
  • Dificuldades de discriminar odores;
  • Depressão;
  • Alterações da marcha;
  • Dores generalizadas.

Medicamentos: Drogas de uso oral, como Propranolol, Primidona, Gabapentina, Topiramato e benzodiazepínicos, podem reduzir significativamente o tremor essencial. Injeções de Botox também podem ser uma opção de tratamento, principalmente em tremores vocais e de cabeça.

Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha. A dose inicial do Propranolol é de 20 mg, três vezes ao dia, podendo ser aumentado até 240 mg ao dia, avaliando-se sempre a frequência cardíaca e as contraindicações ao uso de betabloqueadores. A primidona deve ser iniciada na dose de 50 mg à noite.

Medicamentos anticonvulsivantes (primidona, topiramato ou gabapentina) ou ainda propranolol também podem ser usados, se necessário, para controlar o tremor. Benzodiazepina pode ser utilizada para tratar tremores essenciais se outros medicamentos não forem eficazes.

Os dois tipos de tremor incluem: Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca. Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

O tremor é um movimento involuntário, oscilatório e rítmico que costuma surgir em diferentes situações, podendo ser fisiológico, com uma reação ao frio, psicológico, como em situações de estresse e ansiedade, ou patológico, quando está associado a algumas enfermidades, como a Doença de Parkinson, o diabetes, o AVC, o ...

Entre as causas de tremores mais comuns estão:

  • tremor psicológico;
  • doença de Parkinson;
  • consequência de acidente vascular cerebral ou esclerose múltipla;
  • doença hepática grave;
  • abstinência de álcool;
  • hipertireoidismo;
  • doenças hereditárias;

O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés. Pode ocorrer num lado do corpo ou nos dois, e pode ser mais intenso num lado que no outro. O tremor ocorre quando nenhum movimento está sendo executado, e por isso é chamado de tremor de repouso.

As duas condições possuem diferenças importantes a serem analisadas: O tremor essencial não causa problemas de saúde associados, enquanto o Parkinson carrega consigo outros sintomas. Tremores essenciais costumam ser mais sentidos durante o movimento; no Parkinson, os tremores são mais sentidos quando em repouso.

Por isso, quase sempre o neurologista especialista em distúrbios do movimento é indicado para que o paciente seja avaliado corretamente.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.