O que pode ser tosse seca e pigarro na garganta?

Perguntado por: vinfante . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4 / 5 4 votos

Geralmente, as doenças que mais geram pigarro crônico são a rinite e sinusite. O refluxo gastroesofágico também pode causar essa irritação na garganta, já que os desvios na digestão provocam tosse seca. Quem tem tumor maligno, doença pulmonar ou outra doença grave também pode ter problema com o pigarro crônico.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

A maioria dos casos graves apresenta uma tosse seca e persistente, mas o paciente também pode ter uma tosse leve acompanhada de irritação na garganta, igual a um resfriado”, afirma.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

TOSSE PERSISTENTE
É preciso procurar um médico para que ele verifique a causa da tosse e indique o melhor tratamento. A tosse persistente é aquela que se manifesta por, pelo menos, três semanas. As principais causas são rinossinusopatias (rinite e rinossinusite), asma e refluxo gastroesofágico.

Diversas doenças podem desencadear essa reação e causar o pigarro na garganta. Conheça algumas delas a seguir:

  1. Gripes e resfriados. ...
  2. Alergias. ...
  3. Rinite, Sinusite, Asma e Rinossinusite. ...
  4. Refluxo laringo-faríngeo. ...
  5. Laringite crônica. ...
  6. Câncer de laringe.

Ele é uma das causas de câncer de laringe. Deixe de falar alto, gritar, sussurrar, pigarrear e conversar em ambientes barulhentos, forçando tons agudos ou graves. O ar condicionado resseca a mucosa vocal.

Embora seja associado a simples episódios de gripe ou resfriado, o pigarro (ou excesso de muco na garganta) merece uma atenção especial, principalmente se o problema for constante, pois a culpa pode ser do Refluxo Laringo-Faríngeo, que é o retorno do conteúdo do estômago para a laringe e a faringe.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Então, fique de olho nos sinais de alerta e consulte um médico se a tosse: vier acompanhada por febre persistente, que dure três dias ou mais. apresentar associação com perda de peso ou muco com sangue. piorar depois que o tratamento de uma doença tiver terminado.

Como aliviar tosse seca: 7 dicas que podem ajudar

  1. Priorize hábitos e dietas adequadas. ...
  2. Evite alérgenos em potencial. ...
  3. Hidrate-se bastante. ...
  4. Faça repouso e tente relaxar. ...
  5. Mantenha o ambiente umidificado. ...
  6. Analgésicos para aliviar a dor de garganta. ...
  7. Chás a base de alho, mel e/ou limão.

Alguns exemplos de xaropes usados para tratar a tosse seca e alérgica são:

  • Dropropizina (Vibral, Atossion, Notuss);
  • Cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina (Hytos Plus);
  • Levodropropizina (Antux).

A tosse alérgica é um tipo de tosse seca e persistente que surge sempre que a pessoa entra em contato com uma substância alergênica, que pode ser poeira (pó doméstico), pelo de gato, pelo de cachorro ou o pólen das ervas e das árvores, por exemplo.