O que pode ser tornozelo inchado e dolorido?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Um tornozelo inchado pode significar diversos problemas, começando com o básico: alguma torção ou lesão. Antes de partir para qualquer outra alternativa, é importante eliminar essa possibilidade, refletindo se houve alguma queda ou lesão ou movimentação incomum que tenha forçado essa região.

Os pés inchados nem sempre indicam algum problema de saúde mais sério. No entanto, se o problema persistir, o ideal será procurar um médico vascular. Muitas vezes, o inchaço nos pés e tornozelo é causado pelo acúmulo de líquidos que pode ocorrer após ficarmos muito tempo em pé, sentados, ou fazermos longas caminhadas.

Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele. Mantenha o pé elevado e, sempre que houver dúvida sobre a gravidade da lesão, consulte um especialista.

Insuficiência venosa (varizes)
A insuficiência venosa é uma das principais causas do inchaço nos pés e nos tornozelos e também é um dos problemas mais delicados, que exigem atenção redobrada. A insuficiência venosa indica uma má circulação na região das pernas e dos pés.

A trombose venosa profunda, também conhecida por sua sigla, TVP, é uma das situações mais graves que podem causar pés e tornozelos inchados. Ela ocorre quando um coágulo (trombo) obstrui o interior de uma ou mais veias profundas, causando a interrupção do fluxo de sangue.

VENORUTON estabiliza as paredes vasculares, o que leva a uma redução da permeabilidade dos vasos e consequentemente a diminuição do inchaço (edema). Indicado no alívio do inchaço dos membros inferiores (tornozelos) devido à insuficiência venosa crônica (IVC).

A trombose venosa profunda acontece quando um coágulo interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo que o sangue retorne da região das pernas. A falta de retorno venoso causa dor e inchaço na perna e nos pés. Além de dor, a TVP pode apresentar edema, vermelhidão, sensação de calor e rigidez na pele.

Osteoartrite. É a causa mais comum de dor no tornozelo em pessoas de mais idade. A artrite é uma doença degenerativa, em que há desgaste nas articulações, bastante comum em pessoas mais velhas. Quando diagnosticada cedo, o tratamento desacelera a progressão da doença, fazendo com que o paciente tenha qualidade de vida.

A causa exata não é conhecida, mas a doença pode estar associada a aspectos genéticos, infecções e fatores ambientais que funcionam como gatilho. Já a artrite pós-traumática se desenvolve depois de uma lesão no tornozelo ou no pé, seja uma luxação ou fratura que danifica a superfície articular.

O derrame articular é causado pelo acúmulo de líquido dentro da articulação devido a inflamações ou infecções dos tecidos em volta da articulação, que permitem flexionar a articulação ou dar suporte ao peso do corpo, como cartilagens, ligamentos, tendões, membrana sinovial ou bursas.

Uma entorse de tornozelo é uma situação comum, que pode ser solucionada em casa e que, quando leve, a pessoa geralmente se recupera em 7 a 15 dias, havendo diminuição da dor e do inchaço.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Quais os sintomas mais comuns da condição?

  1. dor intensa;
  2. calor no local;
  3. inchaço;
  4. vermelhidão;
  5. formação de cálculos e cólica renal;
  6. formação de nódulos nos cotovelos, nos joelhos, nos pés, nas orelhas e nos dedos, por causa do acúmulo de cristais nessas articulações, conhecidos como tofos.

A artrose do tornozelo (ou desgaste da articulação do tornozelo) é uma doença degenerativa, progressiva e muitas vezes incapacitante, devido ao quadro de dor e perda do movimento da articulação.

Sinais e sintomas de trombose

  1. Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  2. Vermelhidão e calor no local afetado;
  3. Dor ou sensação de peso;
  4. Rigidez da musculatura.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. O tornozelo pode ficar curado em alguns dias.

Os medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, podem ajudar aliviar a dor e reduzir o edema (inchaço) seja qual for a gravidade do entorse e complementar o tratamento caseiro anteriormente descrito.