O que pode ser suor grudento?

Perguntado por: axisco5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

As glândulas sudoríparas são diretamente afetadas pela condição, e acabam excretando menos cloro e mais sódio no suor. Isso torna o líquido mais espesso, pegajoso e muito mais salgado do que o normal. O suor também pode indicar a presença de algumas infecções, especialmente quando a sudorese ocorre à noite.

Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

A sudorese intensa pode levar à desidratação e perda importante dos sais, principalmente de sódio. O atleta tende a tomar muita água e não repor adequadamente essa perda de eletrólitos. Pode surgir então a chamada Hiponatremia que é uma diminuição da concentração de sódio no sangue.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras.

O que causa o suor excessivo
Em caso de suor excessivo, trata-se de uma doença chamada hiperidrose, que deixa partes do corpo como testa, mãos, pés e axilas bastante molhados, mesmo sem causa aparente.

Dois tipos de transpiração
Existem dois tipos de glândulas sudoríparas no corpo - écrinas e apócrinas. Glândulas sudoríparas liberam suor através de nossos poros. As glândulas écrinas estão em todo o corpo e controlam a nossa temperatura corporal. O suor das glândulas écrinas é geralmente inodoro e incolor.

Algumas mulheres atravessam a menopausa com poucos sintomas e pouco desconforto. Mas outras sentem "ondas de calor" ou "fogachos" pelo corpo. Além do calorão da menopausa, outros sintomas comuns são: suor frio, suor noturno e, em alguns casos, transpiração excessiva.

Os principais sintomas de linfomas envolvem:

  • suores noturno;
  • esplenomegalia (aumento do baço);
  • aumento dos linfonodos (gânglios);
  • febre, coceira na pele;
  • perda de peso sem motivo aparente.

O suor noturno e a febre, principalmente no final da tarde, são sintomas característicos do Linfoma. Eles podem surgir isoladamente ou simultaneamente, também acompanhados de outros sintomas característicos da doença como caroços no pescoço, axila ou virilha, coceira pelo corpo e perda de peso.

A queixa mais frequentemente relacionada ao linfoma é o surgimento de algum caroço que corresponde ao aumento de tamanho de linfonodos. Além disso, a pessoa pode apresentar cansaço, perda de peso, febre e sudorese noturna.

O que causa a bromidrose? A ciência ainda não identificou exatamente o que causa a condição, porém alguns hábitos pessoais podem fazer o quadro piorar. Alimentos como alho, cebola, curry, pratos muito condimentados e álcool influenciam no cheiro da transpiração.

Bromidrose é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável. Embora não seja grave, é causa comum de desagrado e prejuízo à qualidade de vida do indivíduo, por isso é indicado o tratamento feito por um médico dermatologista.

Amendoim, picles, queijos, embutidos, biscoito de água e sal, são alimentos que podemos ingerir para repor o sódio. O hipertenso também tem que repor, porém com atenção redobrada. Primeiro é importante se hidratar com água, água de coco, suco de fruta, que contêm um menor teor de sódio que os embutidos.