O que pode ser soluçar várias vezes ao dia?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Muitos fatores podem estar envolvidos, vinculados à problemas físicos e também emocionais. O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão. Na parte física, ele pode ser um sintoma de uma diabete mal controlada, problemas estomacais e respiratórios, causas neurológicas, cardiológicas, entre outras.

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.

As causas são extensas; os soluços constantes podem estar relacionados ao refluxo, ao consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, e a problemas de respiração. Se você está passando por uma crise de soluços que já dura mais de um dia inteiro, a nossa recomendação é procurar um especialista.

No entanto, os soluços se tornam preocupantes quando são recorrentes ou permanecem por mais de 48 horas, nesses casos é necessário uma avaliação médica. Muitos fatores podem estar envolvidos, vinculados à problemas físicos e também emocionais. O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão.

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

Beber água gelada, prender por um curto período de tempo a respiração, tomar um susto, entre outras coisas podem levar a melhora dos soluços mais inofensivos.

“Até mesmo o frio pode causar soluços, o que acaba sendo muito comum na prática do consultório os pais relatarem soluço na hora do banho”, completa. Ela explica que o soluço acontece devido a um espasmo, uma contração do músculo diafragma, que está logo abaixo dos pulmões, intimamente ligado à respiração.

Acabando com uma crise de soluços – soluções caseiras que funcionam! Prender a respiração eleva a quantidade de moléculas de gás carbônico (CO2) na corrente sanguínea, o que faz com que o cérebro atue no sentido de contrair o diafragma.

Quando o soluço demora mais de 48 horas ele é chamado de soluço persistente. Quando dura mais de um mês, é denominado soluço intratável. Tanto o soluço persistente quanto o intratável são habitualmente causados por alguma doença e devem ser sempre avaliados por um médico.

Coma devagar e diminua a garfada: comer rápido pode provocar soluços porque a rapidez nos movimentos causa incoordenação na hora de engolir. Se o garfo tiver muita comida também, a entrada do ar pode favorecer o surgimento do arroto.

Neste período o bebê ainda “respira” por meio do cordão umbilical. Porém, o sistema respiratório dele já está se desenvolvendo e o útero envia estímulos para o diafragma do neném. Em resposta a esses estímulos, os músculos respiratórios em desenvolvimento se contraem.

Existem diversos fatores que podem ser as possíveis causas de uma crise de soluços, como por exemplo, comer demais, respirar errado, mudança súbita de temperatura, beber líquidos gasosos ou alcoólicos, consumir muito açúcar, café, cigarro, até mesmo ansiedade e estresse.

Especialistas que podem diagnosticar um soluço são: Clínico geral. Pneumologista. Neurologista.

Os soluços são sérios? A gravidade dos seus soluços depende, em última análise, da causa. Não é sério: Os soluços podem ser um pouco embaraçosos, mas raramente são graves. Quase todo mundo tem soluços de vez em quando.