O que pode ser secreção no olho do cachorro?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O que causa remela no olho do cachorro? São várias doenças que podem levar o pet a manifestar essa alteração. Casos de ceratoconjuntivite seca ou conjuntivite bacteriana, por exemplo, podem causar essas mudanças. O mesmo vale para quando há remela verde no olho do cachorro, que pode indicar uma infecção.

Alergias. Polén, ácaros, grama, poeira, sujeiras da casa e alguns alimentos podem causar alergias nos cachorros e os sintomas aparecem nos olhos. Essas coisas acabam levando a uma irritação ocular e consequentemente aumenta a produção de remela.

Tratamento para conjuntivite canina

  1. Limpeza da região ocular com algodão e soro fisiológico.
  2. Uso de colírios ou pomadas com antibióticos e anti-inflamatórios.
  3. Em alguns casos, o uso de medicamentos sistêmicos pode ser necessário de acordo com as recomendações do médico veterinário de confiança.

Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.

As secreções são facilmente removidas com uma limpeza simples utilizando um pedaço de algodão limpo ou gaze (os olhos são sensíveis ao atrito, por isso não esfregue o algodão ou gaze durante a limpeza) com soro fisiológico estéril (vendido em qualquer farmácia) ou com produtos pets para a higienização da região ...

Soro fisiológico é a melhor opção para limpar a remela no olho do cachorro.

Entre os principais sintomas daqueles que possuem a cinomose canina é a diarreia, inicialmente. Em estágios mais avançados, o vírus atinge o sistema respiratório e é comum surgirem secreções geralmente amareladas e densas que saem da região dos olhos e do nariz.

No caso do cachorro com conjuntivite também costuma apresentar vermelhidão nos olhos. Qualquer aumento na produção de secreção nos olhos do cão deve ligar o alerta do tutor para levá-lo ao médico veterinário, principalmente no caso do olho lacrimejando e vermelho.

É normal ter secreção no olho. Nossas lágrimas e as chamadas remelas, por exemplo, indicam que os globos oculares estão sendo constantemente lubrificados e limpos. As glândulas meibomianas, que produzem as remelas, estão ativas desde que acordamos.

Já em excesso, é um indicativo de irritação ocular, que pode ser tanto uma reação alérgica ao ambiente — a produção de lágrima aumenta para proteger os olhos — quanto um indício de infecção. As principais infecções que causam o excesso de remela são a conjuntivite e a blefarite.

Conjuntivite em cachorro: sintomas

  • Cachorro com olho vermelho;
  • Cachorro com olho inchado;
  • Remelas (secreções) e piscadas em excesso;
  • Dificuldade em manter os olhos abertos;
  • Lacrimação / lacrimejamento.

A conjuntivite é causada pela inflamação da conjuntiva, que é a membrana que cobre o interior das pálpebras do cão. Essa inflamação pode ser causada por alergias, infecções ou irritação física. Por isso, o tratamento depende da causa.

Qual o melhor colírio para cachorro? Caso o bichinho seja diagnosticado com algum tipo de doença ocular, como conjuntivite canina, catarata, glaucoma e uveíte, é possível que o veterinário indique um colírio antibiótico próprio para tratar o quadro ou até mesmo o colírio antiinflamatório.

Nenhum colírio de uso humano deve ser fornecido aos animais, principalmente se ele não tiver passado por uma consulta com um médico veterinário.

A cinomose se apresenta em fases, iniciando quase sempre pela fase digestiva (perda de apetite, vômito, diarréia), fase respiratória (pneumonia, secreção purulenta) e fase neurológica (encefalite, mioclonia, convulsões, ataxia).

Dentre os sintomas da Parvovirose estão:

  • Cachorro vomitando;
  • Diarreia com ou sem sangue;
  • Cachorro com febre;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso, dentre outros.