O que pode ser sangue Claro?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Se você notar essa cor no início do período menstrual, significa que o sangue está diluído com o corrimento vaginal. Se for esportista ou atleta, isso pode servir como explicação para a coloração clara, pois já ficou provado que se exercitar, especialmente correr, pode levar à diminuição da concentração desse hormônio.

A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada a átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.

Após conversar com ginecologistas e pesquisar bastante vi que o sangue tido como sadio é o chamado sangue limpo ou sangue novo. Sua cor é vermelho-vivo, como se fosse um sangue novo mesmo e sem cheiro. O sangue saudável também tem sua cor uniforme durante todo o ciclo.

O Sangue arterial (mais claro) e o Venoso (mais escuro).

O corrimento rosado pode ocorrer em certos momentos da vida e, na maioria das vezes, não é motivo para preocupação. Pode estar relacionado com a fase do ciclo menstrual, com o uso do anticoncepcional ou com alterações hormonais passageiras.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

Os sangramentos da gravidez costumam ser vermelho vivo, exceto em causas como gravidez ectópica e abortamento completo, quando o sangramento é mais escurecido. De qualquer modo, as características do sangue costumam ser bem diferentes da menstruação.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Sangue arterial (mais claro) é rico em oxigênio o venoso ( escuro) pobre em oxigênio. Depois que o mesmo sai dos demais órgãos em direção ao coração, ele carrega o gás carbônico. Que posteriormente será liberado através dos pulmões. Mas quando no venoso vem claro ou arterial vem escuro...

Vermelho, azul, verde, violeta, transparente

O sangue pode ser ainda vermelho vivo (sangue arterial) ou vermelho mais escuro (sangue venoso), isto porque se o sangue leva o oxigênio às células, é vermelho vivo. Posteriormente, recebe o dióxido de carbono que as células produzem, tornando-se mais escuro, pois a presença de oxigênio é menor.

Uma pessoa saudável, pode apresentar em seu sangue uma grande quantidade de hemácias, podendo, inclusive, passar de bilhões! Não à toa, elas são responsáveis pelo transporte de oxigênio e eliminação do dióxido de carbono.

Sangue tipo O – perfil caçador
Menos grãos e mais proteínas, a dieta do tipo sanguíneo O deve ser rica em alimentos de origem animal, para melhorar a capacidade metabólica das gorduras. Assim, evita doenças como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.

Se você tem o tipo sanguíneo AB
Aqueles com sangue AB têm ambos os antígenos A e B em células vermelhas, mas nem A nem B como anticorpos no plasma. Se você tem o sangue AB positivo, você é receptor universal. Pessoas com tipo AB têm risco aumentado de 23 % para doenças cardíacas sobre aqueles com sangue tipo O.

"Sangue dourado" soa elegante, mas quem tem esse tipo sanguíneo corre mais riscos que a maioria da população em situações de vida ou morte. O RH nulo, também chamado de sangue dourado, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo.