O que pode ser queimação no pescoço?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A queimação na coluna cervical é principalmente causada pela a cervicalgia, patologia responsável dor na região cervical que irradia para os membros inferiores, que pode ocorrer devido a uma série de fatores como bico de papagaio, tensão muscular, hérnia de disco e mais.

A sensação de queimação nas costas pode ser causada devido o estilo de vida do paciente, como sedentarismo, má postura, envelhecimento natural, estresse e obesidade, mas também pode ser sintoma de outras patologias como tensão muscular, lesões nas costas, hernia de disco, nervo ciático inflamado, bico de papagaio, ou ...

Dor no pescoço pode ser um sintoma de estresse
Para o médico, ela se caracteriza principalmente por pontos de tensão muscular associados à sensação de formigamento ou à dor exacerbada nessas regiões. Muitas vezes, é possível apalpar e sentir um pequeno ponto mais dolorido.

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Sintomas

  • Sensação de fraqueza ou formigamento em um lado do corpo.
  • Dificuldade para enxergar em um dos olhos (amaurose fugaz).
  • Desequilíbrio com dificuldade súbita para caminhar.
  • Dificuldade para falar ou entender.

Ainda segundo o médico, essa dor pode irradiar para as costas, subir para o pescoço e ombro, geralmente o ombro esquerdo. “A dor do infarto se associa com a vontade de vomitar, além de a pessoa ficar pálida e suar frio. A dor também pode ser acompanhada de falta de ar”, explica.

osteoporose, hérnia de disco e estenose espinhal; contratura e espasmo muscular; doenças inflamatórias, como amigdalite e meningite; doenças autoimunes, como artrite reumatoide e fibromialgia.

A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz. Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada.

Os fatores externos que podem desencadear a sensibilidade da pele são calor, frio e vento. Isso acontece porque esses fatores causam mudanças bruscas de temperatura que desencadeiam a liberação da molécula da coceira, a histamina na pele.

A queimação é ocasionada pelo refluxo ácido que está presente no estômago. Assim, quando ele sobe até o esôfago, acaba provocando essa sensação ruim.

Quando estressadas, as pessoas costumam tensionar os músculos, incluindo os músculos do pescoço. Isso pode levar a dor e rigidez no pescoço e outras áreas do corpo. O estresse também pode afetar a forma como as pessoas processam a dor.

Mas estresse pode trazer muitas dores na coluna e no pescoço, além de insônia e ganho de peso. Um estresse prolongado pode se tornar crônico, tensionando a musculatura e provocando muita dor nas costas ou no pescoço. Muitas vezes, o estresse é o responsável direto por estas dores.

A principal causa de queimação na coluna cervical é a cervicalgia, um quadro clínico de dor na região cervical que irradia para os membros inferiores, que pode ser causada por uma série de fatores como tensão muscular, bico de papagaio e hérnia de disco, por exemplo.

Exame físico: o teste é conhecido como Lasègue, ele é bastante sensível e consegue detectar a dor quando houver compressão do nervo.