O que pode ser quando o dedo da mão se mexe sozinho?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

As possíveis causas dos espasmos nas mãos ou nos pés incluem: Distúrbios do cérebro, tais como doença de Parkinson, esclerose múltipla, distonia e doença de Huntington. Doença renal crónica e diálise.

Fasciculação Muscular
Esse tipo de espasmo, geralmente, acontece na pálpebra, panturrilha, coxa ou polegar. As fasciculações muitas vezes vêm e vão e podem estar relacionadas ao estresse, ansiedade ou ingestão de estimulantes como: Cafeína. Medicamentos contendo pseudoefedrina ou fenilefrina.

É normal ter movimentos involuntários de vez em quando, mas fica o alerta: se você, algum familiar, amigo ou conhecido começar a apresentar movimentos involuntários, com contrações repetitivas e movimentos anormais, saiba que esse é um aviso do corpo, e que pode se tratar de algo mais sério.

Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra. Christine Maria Muniz.

Em geral, o movimento involuntário sugere danos aos nervos ou áreas do cérebro que afetam a coordenação motora. Algumas podem ser temporárias, enquanto outras são crônicas ou permanentes. Dentre elas, podemos destacar: Doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson.

Você já teve a sensação que um músculo está “pulando" sozinho? Algumas vezes essa contração chega até a ser dolorosa e pode gerar incômodo se ocorrer com frequência. Normalmente, esses espasmos não são preocupantes e nem precisam de tratamento. Eles costumam ser benignos e não ocorrem com muita frequência.

Os espasmos começam com contrações súbitas, rápidas e tônicas do tronco e dos membros, às vezes por vários segundos. Os espasmos variam de acenos sutis de cabeça até contrações do corpo todo. Eles envolvem flexão, extensão ou, mais frequentemente, ambos (misto).

Causas dos espasmos musculares
Os espasmos também podem ser sintomas de outras doenças, como mal de Parkinson, varizes, doenças que alteram o metabolismo corporal ou que afetam o nervo que controla os músculos etc. Os movimentos involuntários fazem parte da vida da maioria das pessoas.

Os distúrbios do movimento são um grupo de problemas neurológicos caracterizados por movimentos involuntários que podem ocorrer de maneira contínua ou episódica. Os movimentos involuntários podem acometer os braços, as pernas, a cabeça ou mesmo o tronco.

Sintomas de Ansiedade #3
Compulsões físicas: são manias que comparecem junto de outros sintomas de ansiedade, como a preocupação, podendo tomar forma em unhas roídas, estalar de dedos ou outros hábitos compulsivos que dominam a vontade do indivíduo.

O espasmo não faz mal à saúde diretamente, mas é bastante incômodo, esteticamente estranho e pode causar acidentes.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

E também espasmos clônicos no qual as contrações são alternadas com um relaxamento. Aliás, eles podem ser leves ou muito dolorosos, podendo durar poucos segundos ou muito tempo.

Os espasmos infantis duram apenas alguns segundos, mas normalmente, ocorrem um após o outro em uma série que dura vários minutos.

Movimentos involuntários são movimentos anormais excessivos e que não podem ser controlados pela vontade do indivíduo. São conhecidos como hipercinesias e incluem tremores, distonias, coreias, balismos, mioclonias e combinações variadas entre eles.

O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.