O que pode ser quando a luz fica piscando?

Perguntado por: nzagalo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Uma das razões que pode ser responsável pelas lâmpadas piscando é a instalação mal feita. Sendo assim, a fase provavelmente vai direto ao receptáculo da lâmpada, interrompendo o neutro e não o interruptor. O eletroduto contém diversos cabos elétricos para diferentes circuitos.

Problema com a lâmpada (não está apertada o suficiente, tipo de lâmpada errada para o interruptor); Plugue de luz solto; Luz ou interruptor de fixação com defeito; Dispositivo puxando grandes quantidades de corrente na inicialização, causando uma queda de tensão.

Se você deixar a sua lâmpada de LED ligada por uma hora, por exemplo, e pegar no drive dela, será possível perceber que sim, ela esquentou. E todo componente de calor precisa de ventilação, então é necessário o gerenciamento de calor. Se a sua lâmpada está esquentando muito, pode fazer com que seu LED comece a piscar.

A esse fenômeno é comumente chamado de "meia fase" pela população e é devido a alguma fuga de corrente no circuito da construção, para propiciar a passagem de corrente.

Quando a lâmpada acende e apaga sozinha, uma das razões principais é o que chamamos de “retorno do neutro”, devido ao acúmulo de sujeira ou até mesmo por uma ligação feita de maneira incorreta.

Isso significa que as roupas estão desbalanceadas no interior da máquina de lavar. Por isso, redistribua as roupas ao redor do agitador e coloque a máquina de lavar para centrifugar novamente.

O problema vem quando esta instalação não é feita corretamente e o interruptor está agindo no neutro. Neste caso, podem aparecer pequenas oscilações de corrente que são suficientes para fazer nossas lâmpadas LED acenderem, mesmo que parcialmente.

Vale ressaltar que após oscilações de energia, o correto é esperar alguns minutos até que a energia se estabilize. Em seguida, conecte nas tomadas, uma de cada vez. Idealmente, crie um intervalo de 15 minutos para reconectar um dispositivo ao outro.

Mas as lâmpadas de LED têm um funcionamento diferente e é exatamente por isso que o conserto delas é possível. A especialista Amanda Delatorre explicou que “as lâmpadas de LED não possuem filamentos nem reatores, têm os LEDs dispostos em série e, quando param de funcionar, provavelmente um deles queimou.

Enquanto as lâmpadas incandescentes têm vida útil estimada em 1000 horas, as fluorescentes podem durar de 10 a 15 mil horas. Já a LED Light Bulb e as lâmpadas similares duram no mínimo 25 mil horas acesas.

Dessa forma, um produto de boa qualidade tem uma vida útil média de 50 mil horas. Ou seja, o equipamento funciona adequadamente por quatro anos se utilizado 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Se o uso for doméstico, com oito horas diárias, pode durar até 17 anos.

Um teste rápido e simples ajuda a identificar se há problemas na residência. Basta desligar todos os aparelhos e retirá-los da tomada. Apague também as luzes e observe o relógio medidor de energia. O disco ainda pode girar até completar uma volta, mas se ele não parar significa que existe fuga, explica Forgerini.

Uma das possibilidades que indicam a queima de um disjuntor é quando o aparelho está armado, mas a energia não é transmitida. Essa situação também ocorre em casos de erro na ligação ou rompimento de fios. A ação mais comum para verificar se o dispositivo está queimado é utilizar o multímetro ou alicate amperímetro.

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

Quando a instalação é feita interrompendo o neutro ao invés de interromper a fase no interruptor. Aí o fenômeno acontece porque essa fase fica ligada direto no bocal/receptáculo da lâmpada e acaba ocorrendo uma espécie de “fuga” de um resíduo de eletricidade.

Se sua Lavadora Electrolux está com a luz de Led piscando na cor azul significa que o produto está pronto para iniciar o processo de conexão. Registre seu produto e saiba mais recomendações, manutenção, funcionalidades e novidades sobre ele. Fique tranquilo, a Electrolux cuida de você!

Verifique as instalações elétricas do seu produto. Sua casa deve ter uma tomada exclusiva em perfeito estado e compatível com a tensão elétrica (V) da geladeira — com disjuntor térmico e circuito elétrico exclusivos e queda máxima de tensão de 10%.

O que pode ser? Se o LED Power Failure do seu refrigerador Electrolux está piscando, essa informação pode indicar falta de energia elétrica.

O preço médio de luz de led depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar luz de led por valores entre R$ 20,00 e R$ 1.128,42.

A instalação esteja mal realizada e a fase está alimentando permanentemente a luminária em lugar do neutro. Que na instalação não exista um polo vivo e outro neutro, e que no seu lugar haja duas linhas de fase, pelo que de novo uma fase alimenta diretamente a luminária.