O que pode ser quando a barriga está doendo?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

Muitos casos de dor de barriga se resolvem de 3 a 7 dias, tratando em casa com remédios, hidratação com soro caseiro ou água e repouso, eles podem ser caseiros ou comprados em farmácia. Os sintomas podem ser controlados através de analgésicos, antiemético como dipirona e antiespasmódicos.

A inflamação do revestimento do estômago, conhecido como gastrite, ou a presença de uma úlcera podem provocar uma intensa dor na barriga, especialmente após comer ou quando se ingere alimentos muito picantes ou gordurosos.

Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Dor intensa que surge antes do enjoo ou vômito
Dor é o sintoma mais comum de apendicite. Ao contrário de outros tipos de dor de barriga, o desconforto intenso causado pela apendicite quase sempre vem antes do enjoo ou vômito. Em muitas pessoas, particularmente bebês e crianças, a dor pode ser mais espalhada pelo corpo.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Quais os primeiros sintomas da gravidez?

  1. Corrimento marrom ou corrimento de nidação.
  2. Enjoos;
  3. Vômitos;
  4. Sensibilidade nas mamas;

Tensão abdominal: cólicas e abdominais podem ser causados pela tensão muscular no abdome. Quando estamos estressados, hormônios e neurotransmissores são liberados em todo nosso organismo e podem afetar a mobilidade das fibras musculares do nosso intestino, gerando os espasmos que causam dor e desconforto.

Chá de camomila
A camomila é uma das plantas mais populares quando o assunto é chá. Apesar de ter um cultivo maior na América do Norte, ela se difundiu de maneira extensa no Brasil e é usada para alimentar, perfumar e, claro, tratar diversos problemas, como as dores estomacais.

Nesses casos, indicam-se medicamentos antiespasmódicos, que são usados para tratar sintomas como cólica, inchaço e dor abdominal e também para reduzir a motilidade do intestino. Também são indicados para diminuir desconfortos da síndrome do intestino irritável.

Quatro maneiras naturais de aliviar a dor

  1. Compressas frias (gelo) ou quentes. São excelentes analgésicos locais e podem ajudar bastante no tratamento da dor. ...
  2. Massagem terapêutica. ...
  3. Acupuntura. ...
  4. Meditação.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Confira agora as dicas!

  1. Movimente-se. Sabe o que é bom para eliminar gases no estômago? ...
  2. Faça massagens no abdome. ...
  3. Beba água. ...
  4. Faça chá com ervas. ...
  5. Tome bicarbonato de sódio. ...
  6. Tome enzimas digestivas em caso de intolerância à lactose. ...
  7. Alimente-se melhor. ...
  8. Administre fármacos que agem contra a dor.

Dentre as causas de dor abdominal temos os gases intestinais em excesso. Esse sintoma gastrointestinal, costuma a causar distensão abdominal, dor no abdome e estar associado a quadros de náuseas, flatulências, inchaço e eructação.

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.