O que pode ser plantado junto com o milho?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

É possível usar outras plantas em consórcio com o milho, como a mandioca, a batata ou a soja. Como as plantas interagem nesse consórcio? O milho é a planta que domina o consórcio, gosta da luz direta sobre as suas folhas. O feijão é uma planta que vegeta bem sobre certo sombreamento.

Não, você deve plantar o capim Braquiarão junto com o milho. Se você tem foco na formação do pasto após a lavoura, você deve plantar o capim, sim. Se não quiser plantar simultaneamente junto à semeadura do milho, você pode plantar na adubação de cobertura tranquilamente.

O milho, feijões e abóboras, complementam-se: no milho o hidrato de carbono, os feijões para a proteína e a abóboras para a vitamina A. Ao mesmo tempo, pode usar qualquer trepador da mesma família, seja feijão ou ervilha; outro suporte como girassol e melão, meloa ou melancia para a cobertura do solo.

Sendo assim, a importância do NPK como adubo para milho é justamente a união dos três principais macronutrientes. Quando utilizados em conjunto, um elemento potencializa os efeitos do outro, levando a uma produtividade maior.

O consórcio mandioca + milho é também bastante usado no Brasil, normalmente plantando-se uma fileira de milho entre duas de mandioca, no espaçamento de 1,00 m entre as fileiras do milho e de 0,20 m a 0,40 m entre covas na linha.

Mas se a opção for pelo pelo plantio em covas, a recomendação é semear 2 a 3 sementes/cova e usar 0,40m entre covas e 0,90m entre linhas, deixando 2 plantas/cova após a germinação.

O espaçamento convencional varia de 80 cm a 90 cm. O espaçamento reduzido, de 45 cm a 50 cm. Esse é o mais utilizado atualmente.

calcário

O calcário corrige o pH e neutraliza o alumínio tóxico dos solos, fatores determinantes para melhorar o desenvolvimento radicular, além de fornecer cálcio e magnésio para planta de milho. A reação do calcário no solo faz com que o solo aumente a retenção de nutrientes além de favorecer a atividade biológica do solo.

Pela visão dos especialistas, o milho e soja devem andar juntos. Atualmente por exemplo, existem híbridos que mostram alto potencial produtivo, o que permite ao produtor boa rentabilidade em relação à soja.

o plantio associado do milho com outras culturas, especialmente com o feijão, é uma prática muito freqüente no Brasil. É um sistema utilizado principalmente pelos pequenos agricultores que visam, sobretudo, uma redução do risco, melhor aproveitamento da área e mão-de-obra.

Qual é a melhor Lua para plantar legumes e cereais? A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão.

Custo de produção de milho por hectare
De acordo com a Conab, a produtividade média de milho no Brasil foi de 4.366 kg/ha na safra 2020/2021.

Plantar milho consome muitos nutrientes da terra. Por isso, é imprescindível que você prepare o solo para ter uma boa colheita. Ele precisa ser bem drenado e fértil, rico em húmus e bastante adubo composto. Além disso, a terra precisa receber diretamente a luz do sol.

Entre V10 e V12 ocorre a definição do tamanho da espiga, portanto é ideal fornecer o nitrogênio nesse momento. Também é neste momento que o milho mais absorve nitrogênio durante o ciclo. Se for recomendado a aplicação da segunda cobertura este seria o período adequado.