O que pode ser manchinhas na pele do bebê?

Perguntado por: massuncao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

As manchas vermelhas na pele do bebê podem aparecer devido ao contato com uma substância alergênica como cremes ou o material da fralda, por exemplo, ou estar relacionadas com diversas doenças de pele, como dermatite ou eritema.

Você já deve ter visto que alguns bebês apresentam algumas bolinhas no rosto, e isso é muito comum. Pode ser acne neonatal, que acontece entre a terceira e a quarta semana de vida da criança, e pode durar até os seis meses de idade. Até 30% dos recém-nascidos podem apresentar essa condição.

Os principais sintomas que podem indicar “alergia” ao calor são pequenas bolinhas nas regiões às quais os bebês mais transpiram; Coceira nesses locais; Placas vermelhas sobre a pele e um certo grau de inchaço nas regiões mais afetadas.

Sintomas da dermatite atópica em bebês

  1. Pele seca, rugosa ou com escamações;
  2. Placas vermelhas que podem surgir no rosto, pescoço, braços, pernas ou demais regiões do corpo;
  3. Comichão e coceiras no corpo;
  4. Vermelhidão ou inflamação ao redor da região afetada.

O sarampo em bebês começa repentinamente com uma temperatura alta em torno de 39°C, que geralmente dura três dias. Após esse período pode acontecer pode aparecer erupções de coloração rosada nos braços e nas pernas do bebê. É comum que o bebê fique mais irritado. Bebês costumam ser o principal alvo do sarampo.

No caso do vitiligo, é só observar o aparecimento das manchas brancas na pele. Portanto, esse é o principal sintoma do vitiligo: manchas esbranquiçadas na pele. O aparecimento é mais comum em áreas que são expostas ao sol, pois o bronzeamento destaca a área despigmentada, que tem a aparência mais pálida.

As causas de manchas na pele podem ser as mais diversas, como alergias, micoses, infecções, problemas vasculares, excesso de exposição solar, doenças autoimunes e tumores.

Uma pinta normal não sofre modificações. “As potencialmente malignas são as que surgem do nada e crescem em pouco tempo, possuem mais de uma cor, tonalidades muito negras e mudam de forma e contorno”, explica a médica Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade. Muitas pintas podem tornar-se elevadas e apresentam pêlos na superfície.

A tão conhecida brotoeja, são bolinhas vermelhas que são ocasionadas pelo excesso de calor no corpo do bebê. Quando o bebê transpira muito, os poros acabam entupindo ocorrendo bolinhas por todo corpo, principalmente nas áreas mais abafadas e quentes como pescoço, dobrinhas e locais que suam mais.

Enquanto a miliária dá origem a bolhinhas mais delicadas, a alergia causa manchas vermelhas mais grosseiras, com aspecto inflamado e inchaço da região. A localização mais comum das lesões é no tórax e no pescoço, mas elas podem se espalhar por toda parte.

As alergias podem se manifestar nos bebês de diversas formas, seja na pele ou doenças respiratórias, tais como:

  1. 1 - Alergia às fraldas ou produtos de uso diário (lenços umedecidos, pomadas de assadura) ...
  2. 2 - Alergia a algum alimento. ...
  3. 3 - Asma.
  4. 4 - Bronquite. ...
  5. 5 - Rinite.
  6. 6 - Conjuntivite alérgica: ...
  7. 7 - Dermatite atópica:

Entre os sintomas mais comuns estão:

  1. náuseas e vômitos;
  2. cólicas, dor abdominal e inchaço;
  3. diarreia aquosa explosiva;
  4. distensão abdominal;
  5. gases;
  6. assaduras.

Popularmente conhecida como “assadura”, a dermatite é, em geral, causada por substâncias irritantes que permanecem sobre a pele sensível do bebezinho. Entre as mais comuns, estão a própria urina, saliva, fezes e até algumas pomadas e cremes que, se usados inadvertidamente, levam a reações alérgicas.

A pitiríase alba é uma condição dermatológica em que a pele apresenta manchas esbranquiçadas, distribuídas principalmente na face, no pescoço e no tronco superior. É mais frequente em crianças acima dos seis anos e adolescentes.

Sinais e sintomas
As crianças com rubéola tem febre baixa (entre 37,5°C e 38,5°C), juntamente com uma erupção cutânea rosada e inchada, glândulas sensíveis na parte de trás do pescoço ou atrás das orelhas. O aparecimento da erupção cutânea pode variar, mas, geralmente, começa no rosto.

A meningite bacteriana é uma infecção das camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) causada por bactérias. Recém-nascidos com meningite bacteriana são geralmente irritáveis, vomitam ou podem ter convulsões. O diagnóstico se baseia nos resultados de uma punção lombar e exames de sangue.

Na transição da fase prodrômica para a fase de sintomas clássicos do sarampo começam a surgir pequenos pontos brancos na mucosa da boca, próximo aos dentes molares, que recebem o nome de manchas de Koplik. Estas manchas surgem geralmente 48 horas antes do aparecimento do exantema clássico do sarampo.