O que pode ser manchas na glande?

Perguntado por: upires5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Normalmente tais manchas surgem quando a glande está inflamada e no nosso meio, a causa mais comum de inflamação são fungos proliferando em demasia na região avermelhada. Isso pode acontecer por excesso de suor e umidade, mais comuns após troca de secreções em relações sexuais.

O tratamento pode ser feito com cremes antifúngicos locais ou antifungicos orais. Em alguns casos, há necessidade do uso concomitante de corticoides e antibióticos.

São diversas as causas de balanopostite, bactérias, vírus, fungos, alergias. A mais frequente é a infecção pelo fungo Candida albicans. O paciente que possui pele prepucial em excesso tem um ambiente mais favorável a esta infecção.

A candidíase, tanto no homem quanto na mulher, pode ocorrer por diversos motivos, como:

  1. contato sexual com parceiro com infecção;
  2. baixa do sistema imune;
  3. problemas hormonais;
  4. diabetes descompensada;
  5. doenças autoimunes;
  6. uso recente de antibiótico e.
  7. estresse e ansiedade.

Quantos dias cura candidíase masculina? Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana. Se você é sexualmente ativo, sua parceira ou parceiro também deve receber o tratamento para candidíase para evitar a reinfecção.

Como tratar a candidíase genital masculina?

  1. uso de cremes ou pomadas antifúngicas, como clorimazol, miconazol, entre outros;
  2. ingestão de comprimidos antifúngicos, como fluconazol, para eliminar o excesso do fungo.

Os sintomas da candidíase masculina são bem parecidos com os da candidíase feminina:

  • Vermelhidão e inchaço na região íntima na glande;
  • Coceira;
  • Inchaço;
  • Dor ao urinar;
  • Desconforto ou dor durante a relação sexual.

Pode ser utilizadas pomadas antifúngicas, antibióticas e corticoides a fim de reduzir os sintomas. A administração de antibióticos ou antifúngicos sistêmicos (por via oral) também pode ser necessária. Para pacientes que apresentam fimose, o tratamento é por circuncisão (postectomia).

Os principais sintomas são a vermelhidão, calor e dor no local, além de coceira e a presença de secreção com mal cheiro. Em alguns casos, pequenas feridas aparecem na glande.

Balanites infecciosas são tratadas com uso de antibióticos e antifúngicos, associados a orientações de higienização adequada. Nestes casos, é fundamental o tratamento da parceira para erradicar eficientemente a doença. A circuncisão é uma opção, por facilitar a higienização e, assim, proteger o indivíduo.

Tratamento para candidíase masculina: qual é a melhor opção? O médico pode prescrever o uso de pomadas ou cremes antifúngicos (Clotrimazol, Nistatina ou Miconazol).

Embora a maioria dos casos de candidíase vaginal sejam brandos, algumas mulheres podem desenvolver infecções graves que envolvem vermelhidão, inchaço e rachaduras na parede da vagina (parece uma assadura).

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

A vagina e a vulva podem coçar ou arder, sobretudo durante a relação sexual. A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter um corrimento branco, espesso, que lembra o queijo cottage. Os sintomas da candidíase podem piorar uma semana antes do início da menstruação.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

Com a avaliação de um médico, na maioria das vezes o tratamento, caso diagnosticado alguma doença, é feito com a aplicação de uma pomada antifúngica, como Miconazol ou Clotrimazol, por cerca de 7 dias.