O que pode ser manchas marrom na pele?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Manchas escuras na pele podem estar associadas ao acúmulo de melanina devido ao abuso da exposição solar ou por questões hormonais. Normalmente aparecem nas mãos, no colo e nas costas. A queimadura química, como a queimadura por limão, também pode gerar manchas escuras na pele.

As manchas vermelhas na pele normalmente são lesões dermatológicas comuns, podendo ser causadas por fungos, dermatite atópica, psoríase, pitiríase rósea de Gilbert, alergia, urticária provocada por remédios, contato com substâncias e até problemas no fígado.

Quais os tipos de manchas na pele? Conheça 5 tipos de manchas que você precisa ter atenção

  • 1) Melanose solar. Essas manchas são desencadeadas pelo excesso de exposição solar. ...
  • 2) Efélides. Também conhecidas como sardas, são manchas de características genéticas. ...
  • 3) Melasma. ...
  • 4) Cloasma. ...
  • 5) Hiperpigmentação pós-inflamatória.

O câncer de pele tem sintomas!
Lesões com relevo, brilhantes ou translúcidas; avermelhadas, acastanhadas ou com diferentes tons; com crosta e que sangram, estão na lista de alerta. Manchas pretas que mudam de cor, textura, crescem ou ficam irregulares também merecem muita atenção.

Como as manchas se caracterizam? “Em geral se formam nos braços e pernas e causam muito prurido (coceira). No caso das dermatites em geral, aparecem no centro da face, ao redor do nariz ou na fronte e atrás das orelhas. Nesse segundo caso não há prurido”, explica Aribi.

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

São manchas, que podem variar entre amarelas e vermelhas, nas regiões das canelas. Muitas vezes, é possível ver os vasos sanguíneos do local por conta da pele fina com as bordas brilhantes. Acontece principalmente em diabéticos tipo 1. No início, pode ser confundida como uma espinha.

É a regra do ABCDE: A de assimetria: “Se eu observar uma lesão, dividi-la mentalmente em quatro partes como se fosse uma pizza e perceber que cada parte é diferente uma da outra, é um sinal de alerta”, afirma a dra.

As manchas hepáticas são regiões mais escuras da pele, também chamadas de manchas senis ou lentigo solar. Sua aparência pode ser lisa, e – sua coloração- marrom ou preta. Geralmente, aparecem nas mãos, nos braços, no colo e no pescoço.

A hiperpigmentação é o escurecimento da pele, mais frequentemente causado por uma quantidade anormalmente alta do pigmento cutâneo melanina. ) produzem quantidades maiores do pigmento melanina, causando o escurecimento ou bronzeamento da pele.

Pode ser dermatite ocre. A dermatite ocre é uma doença inflamatória da pele, em que surgem várias manchas marrons em locais variados na perna e até mesmo no pé. Ocorre devido à insuficiência venosa, geralmente associada às varizes tratadas.

3. Quais cores podem ter as manchas?

  1. Escuras e amarronzadas: Melasma; - Manchas de acne; - Sardas; ...
  2. Vermelhas e rosadas: Dermatite seborreica, atópica e de contato; - Psoríase; - Câncer de pele - no estágio inicial; ...
  3. Brancas e amareladas: Micose; - Pano branco; - Vitiligo.
  4. Pode mudar de cor: Câncer de pele - melanoma.

“As manchas escuras pelo sol a gente identifica que são manchas espalhadas na pele de vários tipos de tamanho amarronzadas com formato irregular e podem ser tratadas com uso de filtro solar, peeling, laser, além disso com uso de cremes de clareadores, séruns, clareadores, séruns de vitamina C também”, explica a ...

Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;Mudança na textura da pele ou dor.

Se você se identificar com alguma delas, procure um dermatologista!

  • Hanseníase. Quando está sem tratamento, é uma doença transmissível que afeta pele e os nervos podendo provocar sequelas. ...
  • Psoríase. ...
  • Lipoma. ...
  • Eczema (Dermatite atópica) ...
  • Câncer de pele. ...
  • Doenças de pele: a Avaliação de um dermatologista.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Tristeza: deixa a pele com aspecto pálido e desidratado
Chorar também não ajuda: no momento, o rosto fica inchado, mas com o passar do tempo, o hábito de esfregar os olhos vai criando linhas finas na região; e as lágrimas, por serem salgadas, também podem desidratar a pele.