O que pode ser manchas amarelas na pele?

Perguntado por: rlima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Pele e olhos amarelados podem indicar doenças como hepatite, insuficiência hepática, pedra na vesícula, icterícia em recém-nascidos, câncer de pâncreas e talassemia.

O uso de ácidos a noite como o ácido glicólico, ácido kójico e o ácido L ascórbico, ajuda a manter a pele livre dessas manchinhas.

Quando há a presença de manchas que mudam de cor, formato e tamanho, é necessário buscar auxílio médico para investigar se é um caso de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. Em caso de suspeita de melanoma, o médico poderá solicitar uma biópsia.

O câncer de pele tem sintomas!
Lesões com relevo, brilhantes ou translúcidas; avermelhadas, acastanhadas ou com diferentes tons; com crosta e que sangram, estão na lista de alerta. Manchas pretas que mudam de cor, textura, crescem ou ficam irregulares também merecem muita atenção.

Como as manchas se caracterizam? “Em geral se formam nos braços e pernas e causam muito prurido (coceira). No caso das dermatites em geral, aparecem no centro da face, ao redor do nariz ou na fronte e atrás das orelhas. Nesse segundo caso não há prurido”, explica Aribi.

Como sintomas, podemos citar desconfortos gastrointestinais, diarreia ou constipação, queda de cabelo, cansaço, falta de ar, pele amarelada, dificuldade de concentração, irritabilidade e surgimento de feridas na boca.

  1. Use um antitranspirante seguro. A principal causa das manchas amarelas é o suor que fica aderido nas roupas, portanto, a melhor forma de evitá-las é usando um bom antitranspirante, que proteja principalmente nos momentos de maior suor. ...
  2. Lave as roupas com frequência. ...
  3. Use roupas que permitam a transpiração.

A mancha-aureolada da soja, também chamada de mancha-laranja, é uma anormalidade que vem sendo observada há cerca de 15 anos em muitas lavouras de soja no Brasil. Em decorrência de suas características iniciais pode ser facilmente confundida com a mancha-alvo, causada pelo fungo Corynespora cassiicola.

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram;
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
  • Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.

“As mais comuns são acantose (manchas escuras nas áreas de dobras que pode estar associado a doenças metabólicas como diabetes), micose (pano branco – manchas que descamam, geralmente no tronco), vitiligo e, menos frequentemente, o melanoma, um tipo mais agressivo de câncer de pele”.

São manchas, que podem variar entre amarelas e vermelhas, nas regiões das canelas. Muitas vezes, é possível ver os vasos sanguíneos do local por conta da pele fina com as bordas brilhantes. Acontece principalmente em diabéticos tipo 1. No início, pode ser confundida como uma espinha.

Os principais sinais e sintomas do câncer de via biliar são: Icterícia. É o amarelamento da pele e dos olhos causado pelo acúmulo de bilirrubina. Esse é o sintoma mais frequente do câncer de via biliar.

Os sintomas da alergia emocional variam em intensidade e podem aparecer de maneiras diferentes em cada indivíduo. Porém, os relatos mais comuns se localizam na pele, o órgão mais extenso do nosso corpo, com sintomas como coceira intensa, inchaço e manchas vermelhas em alto relevo, mais conhecidas como “urticárias”.

Tristeza: deixa a pele com aspecto pálido e desidratado
Chorar também não ajuda: no momento, o rosto fica inchado, mas com o passar do tempo, o hábito de esfregar os olhos vai criando linhas finas na região; e as lágrimas, por serem salgadas, também podem desidratar a pele.

As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas.

Laranjas – e outras frutas e legumes amarelos ou de cor laranja, como mangas, damascos, cenouras e abóboras – contêm um pigmento natural chamado betacaroteno, a substância responsável pela cor desses alimentos.