O que pode ser inchaço no pescoço do cachorro?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Uma das causas mais comuns de cachorro com inchaço no pescoço é o abcesso que acontece após uma briga. Quando o tutor tem mais de um cão em casa ou quando o animal tem acesso à rua, existe a chance de ele se desentender com outro cachorro. Durante a briga, as mordidas no pescoço são frequentes.

Não existe um remédio específico para papeira em cachorro. Normalmente, o cachorro com caxumba precisa tomar anti-inflamatórios e medicamentos para diminuir o inchaço. Além disso, pode precisar de antibióticos caninos, analgésicos para a dor e remédios para controlar a febre.

Também conhecida popularmente como “papeira”, a inflamação da glândula parótida causa dor e problemas na mastigação. Em cães, o principal microrganismo causador do problema é o vírus da cinomose, um Paramyxovírus.

Doenças que causam caroços no pescoço incluem doenças de pele, como cisto sebáceo, alterações congênitas, alterações na tireoide ou mesmo doenças autoimunes, como a sarcoidose. Outras infecções, como a mononucleose, HIV ou tuberculose também podem causar aumento de linfonodos.

Quando ocorrem na região do pescoço, podem resultar em rigidez muscular e no surgimento de pequenos caroços. Como formas de tratamento, é recomendado o uso de compressas mornas, relaxantes musculares e repouso, até resolução do quadro.

Ascite. A ascite é popularmente conhecida como barriga d'água, que é o acúmulo de líquido na cavidade abdominal do peludo. Principalmente as cardiopatias e tumores no baço e fígado podem estar acontecendo e causando o problema.

Duas das doenças mais conhecidas quando o cachorro está com inchaço abdominal são a barriga d'água e a torção ou dilatação do estômago. No primeiro caso, a barriga d'água, também conhecida como ascite, é causada pelo acúmulo de líquido no abdômen.

Entre as opções de anti-inflamatórios para cães disponíveis em lojas como a Petz estão: Trocoxil®, Rimadyl®, Previcox®, Carproflan®, Flamavet®, entre outros. Nunca dê medicamentos sem prescrição. Em alguns casos, é possível que o veterinário recomende o uso de medicamento vendido em farmácias convencionais.

Tratamento. Não há um remédio específico para cachorro com pescoço inchado. O tratamento vai variar de acordo com o caso. Se for abscesso, por exemplo, provavelmente o animal vai precisar ser anestesiado para um procedimento cirúrgico, enquanto edemas poderão ser tratados com duchas e pomadas.

O inchaço costuma afetar os dois lados da face e permanece por até dez dias.

Os sintomas da papeira vão melhorando progressivamente após a fase aguda da doença ao longo de cerca de 10 dias.

Compressas de água quente sobre a zona inflamada
Com um pano limpo, aplique água quente sobre a área da mandíbula. Faça o tratamento 3 vezes no dia, todos os dias, até aliviar os sintomas.

Felizmente, a maioria dos casos da caxumba tem recuperação natural e progressiva, sem grandes complicações, em até duas semanas. O médico deve ser sempre consultado em caso de dúvidas ou surgimento de outros sintomas.

A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais. As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.

O nervo do pescoço inflamado pode ser causado por vários problemas diferentes, sendo a lesão uma das causas mais comuns. Isso pode incluir hérnia de disco, trauma direto de uma lesão física, tal como um acidente de carro ou uma queda, ou lesões por movimentos repetitivos de atividades.

Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:

  • Dor no pescoço, escápula (popular “asa”), ombro e braço;
  • Formigamento até os dedos das mãos;
  • Sensação de choque;
  • Perda de força.

Este inchaço é popularmente conhecido como “íngua”. Elas podem ser o resultado de infecções de dente, uma gripe, ouvido ou garganta inflamada. Estes caroços no pescoço podem doer quando apertados. Geralmente, este processo é benigno, sendo que o inchaço e a dor desaparecem assim que a infecção ou inflamação termina.

Na grande maioria dos casos, os nódulos no pescoço surgem porque o organismo do paciente está combatendo algum tipo de doença, inflamação ou infecção. Quando os nódulos no pescoço são causados por esse motivo, eles geralmente desaparecem após 3 ou 4 semanas, sem que seja necessária qualquer intervenção médica.

Os gânglios linfáticos podem ficar inchados por vários motivos. As causas mais comuns são infecções respiratórias superiores e infecções em partes do corpo perto dos gânglios linfáticos. Às vezes podem ser um sinal de algo menos comum. Por exemplo, podem ser um sintoma de câncer, HIV ou tuberculose.