O que pode ser inchaço no pescoço abaixo da orelha?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Na região atrás da orelha, ela pode se formar devido a quadro de infecção ou inflamação pelos quais o organismo está passando. Pode ser provocada por condições como otite, conjuntivite, amigdalite, sarampo e outras, que causam um aumento do volume de trabalho dos gânglios linfáticos.

Na região do pescoço, isso costuma acontecer, por exemplo, em quadros de infecções respiratórias altas ou de amigdalite. Essas inflamações e infecções que atingem tais estruturas da cabeça e do pescoço levam a um trabalho mais intenso por parte dos linfonodos e, dessa forma, eles ficam inchados.

Um caroço móvel na mandíbula pode indicar um linfonodo inchado. A rede de linfonodos ajuda o sistema imunológico a proteger nosso organismo contra doenças. E esses linfonodos estão localizados na cabeça e no pescoço, inclusive sob a mandíbula e o queixo.

Este inchaço é popularmente conhecido como “íngua”. Elas podem ser o resultado de infecções de dente, uma gripe, ouvido ou garganta inflamada. Estes caroços no pescoço podem doer quando apertados. Geralmente, este processo é benigno, sendo que o inchaço e a dor desaparecem assim que a infecção ou inflamação termina.

Isso porque o inchaço tende a desaparecer em cerca de duas semanas, juntamente com os sintomas da doença.

Se você notar qualquer caroço no pescoço com características preocupantes, como crescimento rápido, consistência endurecida, ulceração ou sintomas associados, é fundamental buscar uma avaliação imediata com um médico especialista em cabeça e pescoço.

A presença de um caroço (nódulo) no pescoço, na mandíbula ou boca pode ser sintoma de um câncer. Mais especificamente na parte anterior do pescoço, pode significar o surgimento de um tumor na tireoide - no entanto, é importante lembrar que cerca de 95% dos nódulos na tireoide costumam ser benignos.

A maior parte dos caroços no pescoço são linfonodos aumentados. Caroços indolores são de certa forma mais preocupantes que os dolorosos. Usualmente, não é necessário realizar exames, a menos que o médico suspeite de câncer. Caroços cancerígenos no pescoço são removidos cirurgicamente.

Principais causas para inchaços no pescoço

  1. Linfadenopatia. Linfadenopatia é o termo clínico utilizado para descrever linfonodos inchados. ...
  2. Alterações na Tireóide. ...
  3. Caxumba. ...
  4. Contraturas Musculares. ...
  5. Cistos sebáceos. ...
  6. Irritações de pele. ...
  7. Câncer. ...
  8. Cisto de ducto tireoglosso.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Os linfonodos podem estar inchados em apenas uma região do corpo ou em duas ou mais regiões. Dependendo da causa, outros sintomas também podem estar presentes, como dor de garganta, coriza ou febre. Muitas vezes, os linfonodos inchados são identificados durante a realização de um exame motivado por outros sintomas.

O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos que podem ser confundidos com uma íngua inflamatória. Os tumores podem atingir todas ou apenas uma das glândulas linfáticas ou se espalhar por todo o corpo.

Um caroço no pescoço pode ser indicativo de muitas questões, desde um problema consequente a uma infecção dentária até um possível tumor. Por este motivo, é fundamental estar atento aos sinais de nosso corpo e nunca ignorar sintomas, mesmo que pareçam simples e sem nenhuma causa séria aparente.

Também chamado de íngua, o nódulo no pescoço é caracterizado pelo surgimento de um caroço nas laterais ou na parte da frente ou de trás do pescoço do paciente. De modo geral, os nódulos no pescoço costumam surgir e desaparecer espontaneamente e são mais comuns em crianças e adolescentes.

O aumento de volume dos linfonodos, chamado no meio médico de linfonodomegalia, é conhecido popularmente como íngua. Consiste no aumento dos linfonodos dessa região, o que é causado por quadros como inflamações e infecções, que fazem com que essas estruturas trabalhem mais e, com isso, fiquem maiores do que o normal.

Ela se manifesta através de um ou mais carocinhos sob a pele do pescoço, cabeça ou virilha, que podem ou não ser dolorosos, e costumam durar entre 3 e 30 dias. Qualquer tipo de inflamação pode causar esse carocinho, pois os gânglios funcionam como filtro contra possíveis ameaças ao corpo.

Entende-se por edema qualquer aumento de volume dos tecidos devido ao acúmulo de líquido entre os tecidos do corpo, a qual pode ter sua origem no aumento da pressão capilar devido a um bloqueio venoso local e bloqueio do retorno linfático por processos cirúrgicos, câncer; anormalidades nos vasos linfáticos e trombose ...