O que pode ser gordura nas fezes?

Perguntado por: blessa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Resumo. A esteatorreia, um excesso de gordura nas fezes, indica um problema de digestão ou absorção de gordura. Existem poucos estudos descritivos sobre esteatorreia além dos com pacientes com doença pancreática e, portanto, grande parte de nosso entendimento sobre má absorção de gordura vem dessa população.

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Quadro Clínico, Diagnóstico e Tratamento:
A forma clínica é representada por uma diarréia, na maioria das vezes disabsortiva, marcada pela presença de gordura nas fezes – esteatorréia. O sintoma é causado pela destruição das vilosidades intestinais em consequência da adesão da giárdia à parede intestinal.

O que é esteatorreia ? Esteatorreia é a eliminação de gordura nas fezes numa quantidade maior que o normal (acima de 6 gramas por dia), tornando-as mais volumosas, acinzentadas ou claras e geralmente mal cheirosas.

O orlistate ou orlistat, conhecido também como Xenical, é um medicamento criado na década de 1990 para emagrecer. Ele bloqueia a absorção de até 30% das gorduras ingeridas por meio da inibição da enzima lipase, responsável por sua digestão. Com isso, a gordura em excesso acaba sendo eliminada pelas fezes.

O orlistat serve para inibir a ação da enzima lipase. Ela é responsável quebrar as moléculas de gordura nos alimentos para ser absorvida pelo organismo. Com essa ação, parte das gorduras ingeridas na alimentação, incluindo as gorduras saturadas e não saturadas, são eliminadas nas fezes.

A pesquisa da gordura fecal é realizada por meio de exame microscópico com corante Sudam III. Trata-se de um teste de triagem mais simples, com boa correlação com a dosagem na investigação da esteatorréia.

Sintomas de Pancreatite Crônica
Diarreias; Fezes amareladas, com sinais de gordura.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Câncer de Intestino: Conheça os principais sintomas

  • Sangue nas fezes.
  • Alterações significativas no formato das fezes.
  • Constipação ou diarreia.
  • Inchaço ou dor no abdômen.
  • Perda de peso sem motivo específico.

Sangue vermelho escuro ou preto pode vir do intestino ou do estômago, o que também pode ser preocupante. Você também pode estar percebendo mudanças nos hábitos intestinais, como fezes mais soltas ou a necessidade de defecar com mais frequência do que o normal.

Os principais sintomas associados as parasitoses intestinais são a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia¹,². Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.

Cirrose e pancreatite impedem absorção de vitamina E
Logo, a má absorção de gorduras prejudica também a absorção de vitamina E”. Com o passar do tempo, a falta da substância atinge níveis acentuados e o corpo passa a sofrer com os baixos níveis do nutriente e com suas consequências.