O que pode ser fumaça branca?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Deve ser a formação de vapores devido ao ar condensado. Se as temperaturas não estiverem baixas, é sinal de problema! Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão.

Entre as principais causas estão o desgaste dos anéis, retentores de válvulas, obstrução do respiro de óleo ou da ventilação, alta quilometragem e defeitos na turbina. O consumo de óleo merece atenção especial, já que a queima pode reduzir rapidamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.

O fenômeno é relativamente raro e também resulta em fumaça branca no escapamento o que é bem grave, já que com freios não se brinca. Agora, se a fumaça que você está vendo é escura, preta, já temos um problema de consumo excessivo. Isso significa que seu carro está queimando mais combustível do que deveria.

Um dos sintomas que o motor está queimando óleo é achar resíduos do componente na saída do cano de descargas. Quando a queima passa ao estágio da fumaça preta e densa, o caso é de dano maior.

Válvulas desgastadas ou problema na vedação da haste de válvula. Válvulas desgastadas ou problemas na vedação da haste de válvula podem permitir que o óleo seja sugado para a câmara de combustão e queimado junto com o combustível – gerando a situação do motor da moto fumando.

Não é normal sentir cheiros provenientes do motor quando se está na cabine do carro. Logo, se você sentir cheiro de fumaça ou de óleo queimado, isso pode ser um sinal de que o motor fundiu. O cheiro de motor fundido tem uma alta intensidade, diferindo bastante do cheiro de catalisador ou de fumaça comum.

Anormalidades no motor do automóvel podem ser reveladas pela cor da fumaça do escapamento. Como assim? Ela não é cinza, como normalmente, mas um cinza mais para o azulado.

Cor vermelha, amarela ou roxa
E essas são as classificações das cores da fumaça de acordo com o material em combustão. Algumas queimas são mais comuns de se ver do que outras, mas de qualquer forma, todas são prováveis e podem ocorrer.

Bardahl PROLONGA elimina vazamentos, reduz a fumaça e emissão de poluentes. Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.

Por fim, para ajudar a dispersar o cheiro que fica no ar, é preciso deixar a casa bem arejada. Abra as janelas, de preferência de vários cômodos, facilitando a circulação do ar. Caso seu apartamento só tenha janelas para um lado, vale abrir a porta, ao menos nos primeiros minutos, para dissipar a fumaça.

Na situação de um retentor de válvula falhar, pode acontecer um vazamento do óleo para a câmara de combustão. Essa reação, junto do combustível, gera uma queima do fluido. Entre os sinais mais claros dessa patologia está a fumaça densa e escura ou azulada expelida, logo que o veículo é ligado.

Fumaça Branca
Deve ser a formação de vapores devido ao ar condensado. Se as temperaturas não estiverem baixas, é sinal de problema! Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão.

Se o carro estiver soltando uma fumaça escura, com um cheiro forte de combustível, procure um mecânico de confiança o quanto antes. É muito provável que algo não está certo. Pode ser uma falha na injeção (ou carburador), sistema de ignição, válvulas, sensores ou filtro de ar.

A causa desse problema pode ser desgaste nos retentores ou nas sede das válvulas do motor, o que provoca vazamento de óleo para as câmaras de combustão. O resultado é justamente a queima do lubrificante junto com o combustível.

A lista de motivos pode variar, indo de desgaste em anéis e retentores de válvulas à obstrução da ventilação do motor (válvula PCV) e outros motivos. Dependendo do caso a gravidade do problema pode variar, mas o importante é procurar o seu mecânico de confiança o mais rápido possível.

Pois então saiba que quando o óleo se apresenta meio esbranquiçado, pastoso, às vezes até com umas bolhinhas, é um mau sinal. É uma indicação de que tem água se misturando ao óleo. E essa água vem de onde? Pode ser de uma trinca no bloco que está permitindo a passagem da água pra dentro dos cilindros.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

Quanto custa para consertar um motor fundido? O reparo de um motor fundido pode custar até 50% do valor do automóvel.

Normalmente os sinais de que elas não estão em boas condições são o aumento do consumo de combustível, a dificuldade de fazer o veículo pegar e o excesso de fumaça, além de falhas no motor. O que acontece é que, ao pegar um motor com problema, muitas vezes as velas são limpas, mas dificilmente trocadas.

Durante manhãs frias, as partículas de água, acumuladas pela baixa temperatura ambiente e umidade do local, serão eliminadas pelo escapamento na forma de uma fumaça branca. Se esse for o caso, não há motivo para preocupação, uma vez que isso é normal e ocorre com frequência.