O que pode ser fisgada na mama?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

A mastalgia, mais conhecida como dor na mama, é causada por fortes alterações hormonais, como as que acontecem na menopausa ou menstruação. A dor na mama também pode estar relacionada com situações mais graves como mastite da amamentação, presença de cistos no seio, ou até mesmo, câncer de mama.

O que fazer: colocar compressas mornas pode ajudar a aliviar o desconforto, assim como tomar um banho com água morna e massagear levemente a região. Na gravidez é recomendado também usar um sutiã de amamentação para um melhor suporte dos seios.

A mulher com dor intensa, vermelhidão ou inchaço pode estar tendo uma infecção de mama e deve consultar um médico no prazo de um a dois dias. Dor na mama que persiste (por exemplo, dura mais de um mês) deve ser avaliada por um médico. A maioria é não cancerosa e não fatal.

A principal causa dessa manifestação são as alterações hormonais, decorrentes, principalmente, do período pré-menstrual e da menopausa. Entretanto, essas fisgadas na mama também podem indicar cistos mamários, inflamações, gravidez e até mesmo traumas, quando o sutiã está inadequado ao tamanho da mama, por exemplo.

Significado de Fisgada
substantivo feminino Ação de fisgar, de agarrar, de pescar com fisga. [Medicina] Dor aguda e rápida; pontada: fisgada na perna, no coração. Puxão rápido que o pescador faz na vara para tirar o peixe da água. Momento em que o peixe abocanha completamente a isca.

O câncer de mama dói, em geral, somente quando a doença já se encontra em estágios avançados, por isso mesmo todos os cuidados para a identificação imediata de ocorrência de câncer devem ser tomados por toda e qualquer mulher.

Também conhecida como dor na mama, ela pode ser ocasionada, por exemplo, pelo inchaço dos seios e as demais alterações hormonais típicas do ciclo menstrual e da menopausa. Porém, há casos em que é preciso se preocupar. Quando a dor é muito intensa e persistente, o ideal é consultar um médico.

O câncer pode provocar alterações na pele, como manchas escuras, pele amarelada, manchas vermelhas ou roxas com bolinhas e pele áspera que causa coceira. Além disso, podem surgir alteração da cor, formato e tamanho de uma verruga, sinal, mancha ou sarda da pele, podendo indicar câncer de pele ou outro tipo de câncer.

Em pé (pode ser durante o banho)

  1. Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
  2. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
  3. Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. ...
  4. Sinta a mama;
  5. Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
  6. Repita os movimentos na outra mama.

As causas mais comuns da dor na mama são:

  • início da puberdade;
  • TPM ou menstruação;
  • menopausa;
  • gravidez;
  • amamentação;
  • uso de anticoncepcionais;
  • cistos na mama;
  • câncer de mama.

Os primeiros sintomas de infecção da mama incluem dor, inchaço, vermelhidão e sensibilidade aumentada. Você pode começar a se sentir mal, como você tem a gripe com febre alta e dores generalizadas e dores de cabeça.

Entre as causas de mamas sensíveis estão: ciclo menstrual; gravidez; displasia mamária (alteração funcional benigna das mamas);

Pode ter origem na parede torácica, e comumente a paciente relata que sente dor no início da mama. Elas são denominadas conforme a intensidade e os sintomas mais leves não têm interferência na vida da mulher. A dor severa pode se estender pela axila e pelo braço, tornando-se um empecilho nas tarefas do dia a dia.

A dor no braço causada pelo câncer de mama normalmente é leve, mas não cede facilmente. Geralmente, a dor é leve e age como um pequeno desconforto ao longo do dia, podendo vir acompanhada de ardor e vermelhidão, o que pode indicar um tipo de câncer raro inflamatório.

Fisgadas é o plural de fisgada. O mesmo que: pontadas.