O que pode ser feito para evitar as enchentes?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Confira soluções eficazes para minimizar enchentes

  • Evitar lixo nas ruas. ...
  • Manter o lixo na própria porta. ...
  • Recolher folhas. ...
  • Construir e preservar áreas verdes. ...
  • Captar e reaproveitar água. ...
  • Não jogar lixo no vaso sanitário.

Chuvas intensas, impermeabilidade do solo, destinação incorreta de lixo, problemas de drenagem e ocupação do solo são as principais causas das enchentes nas regiões brasileiras. Aqui no Brasil, os primeiros meses do ano são sempre repletos de fortes chuvas que ocasionam enchentes.

Com a campanha SOS Enchentes Brasil, a Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho) no Rio de Janeiro, está arrecadando doações em dinheiro em www.acaodacidadania.org.br ou pelo Pix; a chave é o CNPJ: 00346076000173. A Cruz Vermelha São Paulo está arrecadando doações para as vítimas das chuvas.

Como combater as enchentes?

  1. Construção de sistemas eficientes de drenagem;
  2. Desocupação de áreas de risco;
  3. Criação de reservas florestais nas margens dos rios;
  4. Diminuição dos índices de poluição e geração de lixo;
  5. Planejamento urbano mais consistente.

Para minimizar estes volumes, tradicionalmente são construídas redes de drenagem em algumas áreas, visando direcionar a água até um local de descarga – rio, lago, córrego ou uma estação de tratamento de esgoto. Porém, essas possuem uma vazão máxima de transporte, que é baseada nas características hidrológicas locais.

Outras medidas que buscam prevenir as enchentes são:
a destinação correta para os resíduos sólidos; a limpeza, o monitoramento e a conservação dos cursos de água; o combate aos processos de assoreamento, erosão e sedimentação nos rios; a criação de parques e reservas nas margens e planícies dos rios.

Chuvas e tempestades
Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia. Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade.

O que fazer em caso de enchentes
Evite cruzar ruas alagadas; Mantenha-se longe da rede elétrica; Se a chuva causou rachaduras ou outro problema grave em sua casa, chame a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193); Se sua casa for condenada pela Defesa Civil, saia o quanto antes.

Após a explicação das causas das enchentes, discuta sobre as principais consequências desse fenômeno: - Inundação de residências e vias públicas. - Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc. - Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras.

O crescimento das cidades brasileiras da forma como ocorreu implicou profundas transformações no uso da terra. A falta de planejamento urbano e intervenções inadequadas ou feitas de forma incorreta no espaço intensificaram os alagamentos e os efeitos prejudiciais das enchentes.

Quanto maior for o tempo de contato com a água suja de enchentes, mais bactérias podem entrar no corpo, aumentando o risco de contrair doenças e desenvolver formas mais graves.

Doações via transferência ou PIX
Além de donativos como alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso, os interessados também podem fazer depósitos, transferência ou PIX para auxiliar as famílias desalojadas ou desabrigadas, por meio de duas contas do Fussp.

Como medidas de prevenção da ocorrência de inundações estão o planejamento urbano, a não construção de cidades em áreas ribeirinhas, desenvolvimento de projetos de engenharia eficazes para a captação de águas pluviais (diques, bueiros, etc.), políticas de ocupação do solo, educação ambiental, entre outras.

Descubra agora como cada um deles funciona.

  • Ausência de infraestrutura. ...
  • Desmatamento e queimadas. ...
  • Ocupação inadequada. ...
  • Destinação incorreta dos resíduos sólidos. ...
  • Entupimento de bueiros. ...
  • Assoreamento dos rios. ...
  • Falta de infraestrutura de drenagem. ...
  • Ocupação de solo sem infraestrutura.