O que pode ser feito para evitar a extinção?

Perguntado por: vnogueira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Para evitar a extinção dos animais é muito importante preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos. Para isso, é necessário barrar devastação, queimadas, poluição dos ambientes, seja por meio de sons ou de gases poluentes, além de abolir a exploração desordenada dos recursos naturais.

Causas da extinção de animais

  • Fenômenos demográficos e genéticos.
  • Destruição de habitats silvestres.
  • Introdução de espécies invasoras.
  • Mudanças climáticas.
  • Caça e tráfico ilegal.

Essas ações compreendem: não praticar caça ou pesca ilegal; não alimentar animais silvestres; praticar turismo responsável de observação; participar de ações de educação ambiental; não comprar animais silvestres não autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); ...

A extinção, apesar de bastante triste, é um processo que ocorre na natureza constantemente. Algumas espécies, por exemplo, sofrem transformações tão grandes, em face do meio em que vivem, que podem ser consideradas novas espécies. Assim sendo, aquela espécie inicial extingue-se e uma nova espécie é formada.

Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas. Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais.

Cada vez que uma espécie é extinta, o mundo ao nosso redor se desfaz um pouco. As consequências são profundas, não apenas nesses lugares e para essas espécies, mas para todos nós. Estas são perdas consequentes tangíveis, como a polinização das culturas e a purificação da água, mas também espirituais e culturais.

A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.

Com o objetivo de orientar e implementar o Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção - Pró-Espécies (criado pela portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nº 43, de 31 de janeiro de 2014), foi instituído, em 2018 o Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de ...

As principais causas são a caça e a pesca, destruição de habitats naturais, poluição e mudanças climáticas. A poluição é um dos principais pilares da destruição de habitats naturais, devido ao descarte inadequado de lixos em matas, rios, lagoas e mares.

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...

Animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem da Terra. Desmatamento, mudanças climáticas, caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado muitos animais em extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, o processo de extinção está sendo intensificado pela ação humana.

A existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras, assim como a extinção de apenas uma espécie pode prejudicar todo o ecossistema. O Brasil é um país com uma grande diversidade de organismos, aproximadamente 20% das espécies identificadas encontram-se no nosso país.

Participar de grupos e projetos locais de mutirões de limpeza, observação de aves, caminhadas na natureza, plantios em áreas degradadas, etc. podem ser boas oportunidades para o contato direto com a biodiversidade local.

Denominamos de extinção o desaparecimento total de um organismo. Esse processo é de suma importância para a evolução. Extinção de dinossauros, mamutes, animais em risco de extinção. Você, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre esse assunto!

ursos-polares

1 – Urso-polar. O aquecimento global, gerado pelas mudanças climáticas, anda acelerando o derretimento das geleiras pelo mundo. Com menos alimentos à disposição, a população de ursos-polares está diminuindo rapidamente.

Preservação é manter a natureza intocável, promovendo ações que garantem a manutenção das características próprias do ambiente e as interações entre os seus componentes, como por exemplo, florestas em que o homem não pode desmatar, caçar ou fazer qualquer alteração.

conservar significa proteger os recursos naturais, permitindo sua exploraç ã o e sua utilizaç ã o de forma racional e sustentá vel, a fim de garantir sua disponibilidade para as futuras geraç õ es; preservar significa manter intocá vel, visando à proteç ã o integral do ambiente natural.