O que pode ser feito para diminuir a criminalidade no Brasil?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

"Tem que investir na polícia do ponto de vista de prevenção, em inteligência, investigação, no sentido de prevenir a violência”, explica. Em paralelo a isso, Lotin defende o investimento nas áreas sociais – educação, saúde, saneamento, moradia, trabalho – para colaborar no combate à criminalidade.

Para tal, precisa recompor a capacidade do Estado de exercer o controle responsável de armas e munições, reforçar a atuação constitucional das polícias, investir com estados e municípios na prevenção focalizada da violência, e enfrentar os desafios do sistema prisional”, diz Ilona Szabó, presidente do Instituto Igarapé ...

Buscar assegurar a implementação e cumprimento das leis para prevenir comportamentos violentos, reduzir o uso excessivo de álcool e limitar o acesso de jovens a armas. Reforçar normas e valores que promovam relações não violentas, respeitosas, acolhedoras, positivas e com equidade de gênero.

A implementação de campanhas públicas de educação, a promoção de uma equipe para aplicar um programa de saúde familiar e mudanças legislativas para reduzir a violência são parte de suas propostas para resolver o problema da violência social.

A participação da Sociedade tem se mostrado eficiente nos lugares onde já foi implantado o policiamento comunitário promovendo um sucesso junto a condução da segurança pública, porque teve a capacidade de integrar policiais e comunidades em prol de um objetivo comum, pois os insucessos estão mais ligados a mau ...

É preciso estruturar o aparelho policial de forma adequada, com a adoção de tecnologias no combate ao crime, com a criação e constante aperfeiçoamento de sistemas de monitoramento que ajude a identificar os criminosos.

Uma política pública de segurança deve ter a capacidade de articular a repressão e prevenção ao crime, tem que trabalhar com a participação e envolvimento dos demais atores da sociedade e a própria sociedade, o que se pode denominar de prevenção social em detrimento do vigente sistema de prevenção criminal.

"Tem que investir na polícia do ponto de vista de prevenção, em inteligência, investigação, no sentido de prevenir a violência”, explica. Em paralelo a isso, Lotin defende o investimento nas áreas sociais – educação, saúde, saneamento, moradia, trabalho – para colaborar no combate à criminalidade.

Política preventiva
O mais importante é evitar que o crime aconteça: o respeito à justiça, à igualdade e aos direitos humanos são basilares na ação do Estado.

Resposta: Não, pois a violência é algo da natureza humana. Entretanto, há formas de "controlar" essa violência com mecanismos criados e manejados pelas instituições sociais. Exemplo: O Estado cria leis para normatizar a vida em sociedade.

Resposta verificada por especialistas
É possível mudar o cenário de violência, principalmente no Brasil, investindo mais na educação. Isso é uma ferramenta visando uma sociedade melhor e mais evoluída à longo prazo. Além disso, campanhas de conscientização também são importante para mudar a realidade da violência.

As causas para a violência no Brasil possuem natureza estrutural e sistêmica. São exemplos as profundas desigualdades sociais, a falta de oportunidades para as camadas mais pobres da população, a ausência e a negligência do Estado, o sistema judiciário falho, o aumento da circulação de armas e o tráfico de drogas.

Prevenção da violência - Pesquisas, diagnósticos e análises
Assim, políticas de prevenção da violência se apresentam como ferramentas complementares à repressão, pois envolvem diretamente os cidadãos e suas vidas cotidianas, com ações voltadas à garantia de direitos associadas à prevenção da violência.

A maioria culpa a desigualdade social, a falta de oportunidade, o desemprego, a falta de educação, a pobreza, o capitalismo e até mesmo a própria sociedade.

A inclusão das minorias sociais e a restauração na estrutura educacional brasileira são medidas necessárias para que haja mudança dessa problemática social. Primeiramente, a inserção das minorias sociais em meio coletivo é uma ação de extrema importância para diminuir os atos de violência na sociedade.