O que pode ser feito em uma suspeita de traumatismo craniano?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Caso a vítima tenha sinais ou sintomas que indiquem que o caso pode ser mais grave, o atendimento por profissionais especializados deve acontecer o mais rápido possível. A regra é: na dúvida, busque sempre o atendimento médico.

O tratamento do TCE grave visa à monitorização da Pressão Intracraniana (PIC) e à manutenção da perfusão cerebral, bem como otimização da oxigenação e da Pressão Arterial (PA) e o controle da temperatura, glicemia, convulsões e outros potenciais insultos que possam levar à lesão cerebral secundária.

Definição. O trauma cranioencefálico leve (TCEL) é caracterizado por apresentar um indivíduo desorientado, podendo ter amnésia ou perda transitória da consciência, porém consciente e verbalizando. Essa lesão se enquadra em um escore de 13 a 15 na escala de coma de Glasgow (GCS).

A prioridade no TCE é a prevenção de lesões secundárias. No trauma, o que mata mais rápido é a apneia e é por isso que a primeira coisa que devemos fazer é analisar o padrão respiratório do paciente e checar a permeabilidade das vias aéreas (VA), seguindo toda a sequência da avaliação primária do trauma.

Na avaliação dos pacientes com TCE, escores de 3 a 8 indicam TCE grave, de 9 a 12, moderado e 13 a 15, leve5,22,29,30,38. Nos últimos vinte anos, para uma avaliação da gravidade do trauma em pacientes traumatizados, foram idealizados além da ECGl, índices cujos critérios são de base anatômica 2,37.

Exames recomendados
Felipe Landeira, em casos de batidas na cabeça podem ser solicitados radiografia (raio-X) e tomografia computadorizada de crânio e da coluna cervical para avaliar possíveis traumas. O especialista explica que os exames de imagem são utilizados em contextos de gravidade moderada e alta.

Os sintomas do traumatismo craniano podem aparecer imediatamente após a pancada ou algumas horas, ou até semanas depois.

Conclusão: Os pacientes com TCE leve, que tenham pelo menos um dos sinais ou sintomas da presença de lesões devem ser submetidos à TC de crânio.

A lesão na cabeça pode variar de leve a grave, e os sintomas podem variar dependendo da extensão do dano. Lesões leves na cabeça podem causar dores de cabeça, tontura e confusão, enquanto lesões graves podem levar à inconsciência e danos cerebrais permanentes.

Classificação e Etiologia do TCE

  • Leve (13-15);
  • Moderado (9-12);
  • Grave (3-8).

Na observação de um paciente com TCE leve se evoluir com melhora dos sintomas pode receber alta com segurança em 12 horas ou menos7(B).

Com ferimentos leves na cabeça, geralmente não há sintomas além de dor no local da lesão. Nesses casos, pode ser indicado que você tome paracetamol (Tylenol) para a dor. Você não deve tomar anti-inflamatórios não-esteróides, como ibuprofeno (Advil) ou aspirina.

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Na classificação baseada no nível de consciência, o TCE é dividido em três categorias (leve, moderado e grave) de acordo com os sinais e sintomas. No grau leve o paciente pode apresentar-se consciente, confuso e levemente sonolento. Nos casos graves os pacientes estão totalmente comatizados.

A reabilitação engloba quatro categorias de função: física, mental, afetiva e social.