O que pode ser feito com o couro do boi?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Pele. Depois de tratada, a pele bovina é chamada de couro e utilizada na fabricação de bolsas, de calçados, de revestimentos (bancos de avião, carros, sofás, etc.) e de material esportivo (como bolas, tênis, chuteiras e luvas de goleiro); e até mesmo na confecção de roupas de luxo.

Você sabia que o chiclete que masca vem de uma gelatina extraída do couro bovino? Criadores de Mato Grosso (Acrimat) nas redes sociais. Intitulada 'Do boi, só não se aproveita o berro”, as peças mostram a quantidade de mercadorias produzidas a partir de derivados bovinos.

O Pelo e a pele bovina:
Da pele do boi extrai-se o colágeno, substância poderosa utilizada em cosméticos (cremes e esmaltes), e ainda uma gelatina, usada na fabricação de medicamentos, filmes radiológicos e chicletes.

O couro é usado para fazer uma variedade de artigos, incluindo calçados, assentos de automóveis, roupas, bolsas, encadernações de livros, acessórios de moda e móveis. É produzido em uma grande variedade de tipos e estilos e decorado por uma ampla gama de técnicas.

Produtos de limpeza, cosméticos, vassouras, doces, roupas, calçados… E a lista não para por aí: biodiesel, fertilizantes, medicamentos, fios cirúrgicos, pomadas e cápsulas farmacêuticas também estão entre os diversos itens feitos com partes do gado.

De acordo com a legislação brasileira, a carne de cabeça de bovinos pode ser utilizada para fabricação de produtos de origem animal, conservados e curados, tais como mortadela, linguiça e salsicha.

Cartilagem bovina é fonte de colágeno e condroitina, duas matérias primas para as indústrias farmacêutica e de cosméticos.

Dona de um sabor forte e único, a cabeça de boi tem seus apreciadores. A carne das bochechas, por exemplo, é macia. A língua e os miolos também são aproveitados e podem ser acompanhados por vinagrete, mandioca e farinha. Em cada cabeça, há nada menos que três quilos de carne, que podem servir até oito pessoas.

A chamada “Goma base” é o componente principal, é produzida a partir de derivados do petróleo, este talvez seja o maior atrativo do chiclete: a massa sintética que estica e puxa.

A base é feita com goma, sorbitol – que substitui o açúcar – corante e sabor. A base do chiclete já está quase pronta. Ela é derramada na máquina extrusora, que a deixará pré-formatada, em uma manta. Nesta parte do processo, o cheiro de hortelã é bem forte e os olhos de quem não está acostumado lacrimejam bastante.

Ao mascar chiclete, portanto, você deve ser capaz de fortalecer os músculos da parte inferior da face para conseguir uma mandíbula mais musculada e mais definida. Infelizmente, há muito poucas evidências conclusivas sobre a capacidade da goma de mascar de melhorar o maxilar.

Verdade. O petróleo é um dos ingredientes do chiclete. Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, as resinas naturais (de sapoti, mastiche, casca de bétula) foram substituídas por substâncias sintetizadas a partir do refino do petróleo, por causa do custo de fabricação.

Descrição. Ingredientes: Açúcar, xarope de glicose, goma base, óleo vegetal de milho, emulsificante lecitina de soja, acidulante ácido cítrico, aromatizante, umectante: glicerina e corante vermelho 40( E129/INS 129). AOS ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE SOJA. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

O couro ou coiro é a pele curtida de animais, utilizada como material nobre para a confecção de diversos artefatos para o uso humano e animais, tais como: sapatos, cintos, carteiras, bolsas, malas, pastas, casacos, chapéus, coleiras, selas de cavalo, entre outros.

Como usar couro no dia a dia?

  • 1 – Blazer de couro:
  • 2 – Short de couro:
  • 3 – Saias de couro:
  • 4 – Calça de couro:
  • 5 – Parte de cima:
  • 5 – Macacão e vestidos:
  • 6 – Jaquetas de couro: