O que pode ser feito com o caroço da jaca?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é nativa da Índia, mas desde que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, se disseminou pelo país. A semente de jaca pode ser fermentada, cozida ou torrada em forno ou assada à brasa e além de ser nutritiva, é saborosa.

Modo de preparo da receita Semente de jaca torrada
Junte as sementes de jaca e deixe secar em uma superfície seca por 24 horas. Preaqueça o forno em temperatura alta (200ºC). Distribua as sementes em uma assadeira grande, leve ao forno e asse até torrar. Tempere com sal e pimenta a gosto.

A jaca pode ser dividida em 04 partes internas: polpa, mesocarpo (polpa fibrosa entre a casca e a polpa), eixo e as sementes. É possível utilizar todas as partes em diferentes possibilidades e com um ótimo rendimento. Praticamente só há o descarte da casca, que pode virar um excelente adubo.

Pode-se cozer o caroço para a alimentação humana. A jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais. É rica também em Cálcio, Fósforo, Ferro e vitaminas do Complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina).

Comer banana e depois jaca: dá prisão de ventre
Então lembre-se: JAMAIS misture esses alimentos!

Embora parte da população acredite que não se pode beber água após comer a fruta. Ou que o seu consumo durante a menstruação possa fazer mal, não há nenhum estudo com embasamento científico que comprove essas associações.

A Semente de Jaca pode ser consumida diretamente, pois ela ajuda a prevenir a constipação, porque ela contém um alto teor de fibra. Isso, por sua vez, ajuda a limpar a constipação. Um sistema desintoxicado é a primeira e mais importante coisa para uma pele brilhante.

“As folhas servem para combater a febre, sendo utilizadas ainda para tratar furúnculos e doenças da pele.

Segundo MORTON (1987), as sementes frescas de jaqueira contêm 52 a 58% de umidade; 6,6% de proteína; 0,4% de gordura; 38,4% de carboidratos; 1,5% de fibra; 1,2 a 1,5% de cinzas.

Separe os caroços de jaca e coloque-os em uma panela com água até cobri-los. Adicione o sal a gosto. Cozinhe até sentir que estejam macios (cerca de 40 minutos). Depois de cozidos, tire as peles e corte-os em lâminas.

A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática. Tamanho da muda com aproximadamente 30cm. Árvore Perene que pode chegar aos 20m de altura, possui copa mais ou menos piramidal e densa.

Uma coisa já podemos adiantar: se você comer quantidades muito elevadas de jaca à noite – ou em qualquer outro período do dia – corre grandes riscos de passar mal sim.

Ingerir jaca à noite faz mal à saúde devido às suas quantidades de carboidratos que podem causar efeitos ruins ao organismo.

Agora, a melancia dá uma nova derrapada quando o assunto é o teor de fibras – aí a jaca leva a melhor mesmo. “As fibras fazem com que a glicose seja disponibilizada lentamente para o organismo. Com isso, a insulina é liberada de forma adequada”, ensina Thamyris. Eis uma vantagem e tanto contra o diabete.

E o leite da jaca é empregado nos casos de irritação dos olhos em geral. Seu período de safra é de janeiro a junho. A jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais.

Além da pele, a vitamina A presente na Jaca é ótima para cuidar da saúde dos cabelos, uma vez que ela ajuda a hidratar os fios e a reforçar o brilho do cabelo.

A jaca é uma fruta tropical originária do sudeste asiático, fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que fortalece o sistema imunológico, alivia a constipação intestinal, controla a glicemia, o colesterol e o apetite.

A jaca também deve ser evitada por quem sofre de doença renal crônica ou insuficiência renal aguda. Pessoas com essas condições podem desenvolver hipercalemia se ingerirem grandes quantidades de potássio. A hipercalemia é um acúmulo de potássio no sangue que pode causar fraqueza, paralisia e até ataque cardíaco.

Rica em antioxidantes, previne o envelhecimento celular e inflamações em geral e ainda auxilia no controle da pressão arterial; Melhora a função intestinal: a jaca é muito rica em fibras.

A jaca tem malefícios? De acordo com a nutricionista Natália, a jaca não tem malefícios para a saúde humana. Além disso, ela diz que o que não é saudável é a classificação dos alimentos como bons ou ruins. Para ela, “não existe um alimento que engorda e outro que emagrece.