O que pode ser feito com a casca da mandioca?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

Apesar de ser tratada comumente como um simples alimento, recentemente sua casca tem sido utilizada para a produção de biohidrogênio e bioetanol.

A casca da mandioca desidratada é uma alternativa alimentar que pode ser incorporada a rações de animais, devido às características satisfatórias avaliadas. Estudos posteriores são necessários para avaliar o desempenho da digestibilidade de animais através da alimentação por meio da casca da mandioca.

->Para fazer farinha d´água, a mandioca deve ser macerada na água. No momento em que a casca se solta e a mandioca amolece, devido ao processo de fermentação, ela é descascada e ralada. Em seguida, a massa passa por prensagem antes de ser levada para secagem ao sol ou torra no tacho sob alta temperatura.

O reaproveitamento de cascas de frutas e de verduras também pode atuar como uma solução natural para limpeza da casa. As cascas da laranja e de limão, por exemplo, podem ser utilizadas para ajudar na limpeza de vidros e fornos. Já as cascas de banana podem ser aplicadas para lustrar e polir pratarias.

Em geral, a casca de frutas, legumes e verduras é rica em fibras, ajudando sempre no bom funcionamento do intestino. Além disso, elas também costumam ser ótimas fontes de antioxidantes e vitaminas. Solte a criatividade na hora de consumir as cascas, faça chás, vitaminas, farofas, geleias e muito mais.

Ela possui um grande valor nutricional e é considerada um dos principais alimentos energéticos que existem. A mandioca é fonte de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas A, C.

Ela serve também para combater pragas e doenças, controlar formigas e insetos e até fabricar vinagre e sabão. Misturada com óleo de mamona, ela pode ser usada também no controle de carrapatos.

Os resíduos de mandioca podem ser utilizados para fazer um fertilizante denominado “bokashi”. Ronessa explicou: “A gente usa tudo: a folha, as cascas da mandioca, tritura e faz um adubo orgânico que serve para qualquer cultura, inclusive para a própria mandioca”.

Além de ser consumida diariamente como alimento pelos humanos, a mandioca pode ser usada para consumo animal, seja na forma in natura ou por meio de restos culturais, folhas e caules. No caso dos ruminantes, a mandioca pode ser oferecida na forma de casca, farinha de varredura ou massa de fecularia.

Condicionador de Tratamento Mandioca contém em sua fórmula ativos que proporcionam ação fortalecedora e reconstrutora, enriquecida com vitaminas, proteínas e minerais, é ideal para repor nutrientes e a massa dos fios.

As folhas de mandioca são uma fonte de proteína vegetal é enorme, do tipo de proteína vegetal, que contém vitamina B. A vitamina B é necessária para construir células do organismo que irão formar as enzimas que ajudam o metabolismo do corpo.

Entre os benefícios da farinha de mandioca estão as fibras presentes no alimento, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de seu potássio que previne câimbras e o magnésio, que ajuda a controlar a pressão arterial.

Ela é resultado da fermentação natural das raízes da mandioca, junto a microorganismos que contribuem para o amolecimento das raízes. Quando pura, a massa crua possui um sabor levemente azedo.

Por isso que chama farinha d´água, porque ela é obtida por um processo de fermentação. Ela é colocada na água para amolecer e daí desenvolver o processo de produção da farinha.” Produção é feita de forma coletiva, desde o plantio da mandioca até a comercialização do produto.

As cascas de frutas e legumes possuem diversos nutrientes que podem fortalecer a horta e dar mais saúde para a sua plantação. Esse adubo orgânico, como é chamado, passa para a terra macro e micronutrientes. Assim, as plantas crescem de maneira saudável.

Os talos de agrião, rúcula, brócolis, couve-flor, espinafre, salsinha, cebolinha e outros folhosos podem ser utilizados para preparar caldos, molhos e serem incorporados em diversas outras receitas, como na massa de panqueca, bolinho frito, arroz, suflês de legumes, suco verde,omeletes e refogados.

Você reaproveita cascas e talos? Veja dicas para evitar o desperdício

  1. Cascas de frutas podem ser usadas no preparo de sucos, doces e farinhas caseiras. ...
  2. Prepare os legumes sem tirar a casca. ...
  3. Use os talos das verduras para fazer risotos, caldos, molhos e omeletes.

8 alimentos que podem ser consumidos com casca

  1. Batata. Segundo a especialista, na casca da batata é que está a maior parte das fibras, o que gera a sensação de saciedade. ...
  2. Maçã A casca da maçã é rica em vitamina C, fibras e compostos fenólicos. ...
  3. Cenoura. ...
  4. Pepino. ...
  5. Abobrinha. ...
  6. Pera. ...
  7. Pêssego. ...
  8. Berinjela.

Alimentos com casca: Maçã
Muita gente gosta de comer a fruta inteira — mas ainda há quem remova a casca. Por ser fonte de fibras e antioxidantes, no entanto, a casca da maçã ser é algo indispensável. A dica também é usá-la para preparar saladas de frutas, tortas, geleias e outros doces.

Segundo os nutrólogos, jogar fora a casca da maçã é, definitivamente, um crime contra a sua saúde. É nessa parte da fruta, por exemplo, que se concentram grande parte das vitaminas, antioxidantes e substâncias anticâncer.