O que pode ser falta de firmeza nas mãos?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Alguns fatores contribuem para esse quadro, como por exemplo, obesidade, diabetes, disfunções na tireoide, retenção de líquidos, pressão alta, doenças autoimunes ou lesões no punho, tais como fraturas. Além disso, movimentos repetidos com a mão e/ou o pulso também podem levar à ocorrência desta síndrome.

Conheça algumas das patologias mais comuns em mãos e punhos:

  • Síndrome do túnel do carpo. ...
  • Dedo em martelo. ...
  • Dedo em gatilho. ...
  • Moléstia de Dupuytren. ...
  • Tenossinovite de De Quervain. ...
  • Cisto Sinovial. ...
  • Fraturas do punho. ...
  • Fraturas da mão.

A dormência das mãos ou parestesia, pode ser causada por lesão, irritação ou compressão de um dos nervos ou de um raminho de um dos nervos do seu braço ou do seu punho. Se você tem alguma doença que possa afetar os nervos periféricos, como diabetes, essas dormências, queimação ou dores ocorrem primeiro nos pés.

É esperado que você sinta cansaço e falta de ar depois de praticar atividades físicas, por exemplo. No entanto, se esses sintomas se manifestam no dia a dia e em outras situações acompanhadas de fraqueza, exaustão e sonolência excessiva podem ser sinais claros de que é hora de procurar um médico.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Os principais sintomas incluem dor na área afetada e, na fase inicial, pode ser mais intensa ao acordar e diminuir ao longo do dia. Os sintomas comuns da osteoartrite dos dedos também incluem rigidez, dificuldade com movimentos simples (como pegar objetos ou digitar, inchaço, rigidez e formigamento na área afetada.

Sentado, com braço apoiado numa mesa e a palma da mão repousando sobre uma toalha de rosto. Puxe a ponta da toalha com a ponta dos dedos como mostrado na figura. Faça vários movimentos até trazer toda a toalha para perto de você. Traga a toalha para você fazendo 10 vezes o movimento acima, e repita tudo mais 2 vezes.

Para fazer isso, comece com a mão aberta e os dedos juntos. Em seguida, estenda os dedos o máximo possível e mantenha-os nessa posição por alguns segundos. Repita esse exercício várias vezes ao dia. Além disso, você pode tentar o exercício de “pinça” para fortalecer os músculos da mão.

Sensação de formigamento, principalmente nos pés e nas mãos; Dor de cabeça; Capacidade de concentração e de memorização prejudicadas; Sensação de inquietude nas pernas, especialmente antes de dormir.

A neuropatia periférica é uma doença que, geralmente, acomete mãos e pés, causando bastante formigamento e dor persistente, mas fique atento, ela também pode afetar outras partes do corpo.

A atrofia muscular é uma doença neuromuscular que atinge os neurônios motores, trazendo perda de volume e enfraquecimento dos músculos em razão da diminuição do tamanho das células.

ortopedista

O ortopedista é o principal especialista indicado para diagnosticar e tratar a dormência nas mãos, pois é o médico que trata dos problemas da coluna, que são a principal causa de dormência nas mãos.

neurologia

A neurologia é a especialidade médica que trata de doenças que afetam o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e os nervos periféricos.

A fraqueza muscular pode ocorrer devido a questões neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, acidente vascular cerebral (AVC), hérnia de disco cervical, entre outros. Para diagnosticar e tratar a fraqueza muscular é preciso receber avaliação médica do especialista.

A fraqueza muscular também pode ser resultado dessa carência. O que é bom para fraqueza muscular, tanto para a prevenção quanto para o tratamento, é manter níveis adequados de vitamina B12, vitamina D, magnésio e potássio no organismo.

A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.

A miastenia grave é uma doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular.

O diagnóstico da miastenia gravis (MG) baseia-se em dados clínicos, laboratoriais e eletrofisiológicos. A eletroneuromiografia com estimulação repetitiva é um exame útil no diagnóstico da doença.

Limitação da mobilidade – além do enfraquecimento de músculos dos braços e pernas, o encurtamento dos tendões ao redor das articulações pode causar contraturas, o que limita ainda mais a mobilidade. Problemas respiratórios – a fraqueza progressiva pode afetar os músculos associados à respiração.