O que pode ser falta de equilíbrio no corpo?

Perguntado por: ibelchior9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A vertigem pode ser de causa: Central, quando se deve a doenças cerebrais, como tumores, doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, tóxicos e infeções como meningite, encefalite ou abcessos. Periférica, quando se deve a alterações ao nível do ouvido interno, mais especificamente do sistema vestibular.

O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.

Muitas vezes, a fraqueza nas pernas é produto do sedentarismo ou da fadiga muscular. Contudo, algumas doenças mais sérias podem estar relacionadas ao sintoma, como sarcopenia, hérnia de disco e esclerose múltipla.

Na paralisia muscular, o paciente pode perder totalmente a capacidade de realizar determinados movimentos ou pode perder apenas parcialmente.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

Tontura é uma sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não. As vertigens são as tonturas do tipo rotatório caracterizadas pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

Mudança nos níveis de serotonina: A substância química serotonina no cérebro desempenha vários papeis essenciais em seu corpo, como estabilizar o humor e sentimentos de felicidade e bem-estar. Por outro lado, o desequilíbrio nos níveis de serotonina em seu cérebro afetam a saúde mental e física.

Melhore seu equilíbrio corporal e viva mais e melhor

  1. Caminhar, andar de bicicleta e subir escadas fortalece músculos das pernas.
  2. Exercícios de alongamento melhoram a flexibilidade e a consciência corporal, podendo melhorar a postura e o equilíbrio.
  3. Faça Yoga ou Tai Chi Chuan. ...
  4. Se o seu médico permitir, faça musculação.

Além disso, a perda de equilíbrio está associada com a nossa saúde no geral. Dessa forma, é essencial ter uma alimentação balanceada para corrigir possíveis deficiências nutricionais que agravam a vertigem e outros sintomas da labirintite.

Confira 5 dicas para ter mais equilíbrio físico e mental durante a pandemia

  1. 1 – Tenha uma alimentação equilibrada. ...
  2. 2 – Se exercite sempre que possível. ...
  3. 3 – Priorize o sono. ...
  4. 4 – Desconecte-se. ...
  5. 5 – Relaxe com um audiolivro.

Para o equilíbrio corporal ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: sistema vestibular, sistema visual, sistema proprioceptivo e o meio ambiente.

O equilíbrio se relaciona diretamente a visão, pois mesmo após a destruição completa dos sistemas vestibulares, um indivíduo utiliza de maneira efetiva o seu mecanismo visual para o controle do equilíbrio.

As perturbações do equilíbrio podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios circulatórios que afetam o ouvido interno ou o cérebro . Muitas pessoas experimentam problemas com o seu senso de equilíbrio à medida que envelhecem.

Quando devo procurar um médico
Em caso de fraqueza nas pernas sem causa aparente, associada a outros sintomas como dor, tontura, formigamento, dificuldade de caminhar, falar e se movimentar, procure imediatamente o pronto atendimento mais próximo.

É comum a ocorrência de fraqueza nas pernas após um longo desgaste de esforço físico, como por exemplo, levantar pesos na academia ou repetir a mesma tarefa diversas vezes. Isso ocorre porque as fibras musculares são lesionadas e a força das pernas fica comprometida.

A miastenia grave é uma doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.