O que pode ser dor no ombro que desce para as costas?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

A causa mais comum de dor no ombro direito que irradia para as costas é uma lesão nos tecidos moles, tais como músculos, ligamentos, ou tendões nessa área. Isso pode ocorrer através do levantamento de objetos pesados, movimentos repetitivos como atividades esportivas, ou quedas e acidentes.

Bursite: é uma causa comum de dor no ombro, que acontece devido a uma inflamação das bursas, um tipo de tecido que faz a ligação entre os tendões e os músculos, fornecendo amortecimento para os movimentos realizados. Tendinite: são as inflamações dos tendões do ombro que causam a dor.

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

Medicamentos como diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno , entre outros, aliviam os sintomas na fase de crise de dor .

Quais são os sintomas de bursite no ombro?

  • Dor nas regiões anterior, superior e lateral do ombro;
  • Dor que se intensifica ao movimentar o ombro;
  • Dor que piora com repouso e/ou à noite;
  • Dor que irradia para a região cervical, braços, antebraço e dedos;
  • Inchaço no ombro acometido.

Além da dor na região, outros sintomas da tendinite nos ombros são o formigamento, sensação de dor que se espalha por todo o braço, dificuldade de levantar o braço e articulação com rigidez.

Os sintomas mais comuns da bursite no ombro são dores fortes em toda a região afetada, principalmente na parte superior. Por conta disso, é comum o indivíduo com essa condição ter dificuldades para movimentar o braço acima da cabeça.

Geralmente, a Ultrassonografia Articular de Ombro é indicada para investigação inicial de queixa de dor no ombro.

O tratamento conservador com compressas de gelo no local pode ajudar a diminuir a inflamação no ombro. Independente de qual o diagnóstico, o ideal é quando sentir seu ombro dolorido, colocar gelo e aguardar ao menos 3 dias. Não recorra a medicações aleatoriamente.

As compressas quentes são comumente usadas para alívio da dor, uma vez que aumentam a circulação sanguínea, relaxando a região lesionada. Já as compressas frias são indicadas para diminuir o inchaço e colaborando para diminuição da inflamação no local.

É comum vermos as pessoas falando que a dor no ombro esquerdo – e até mesmo por toda a região esquerda do corpo – pode indicar um primeiro sinal de infarto. Muitas vezes, a dor começa no peito e se estende por todo o braço, junto com formigamento e sensação de peso.

Em regra, os remédios mais comuns para amenizar e tratar as dores no ombro e pescoço são:

  • Dipirona;
  • Novalgina;
  • Tramal;
  • Tylenol;
  • paracetamol:
  • injeção com corticosteróides.

Sintomas da artrose do ombro
Dentre os sintomas mais comuns estão a dor, estalidos ou crepitações, e a progressiva limitação dos movimentos dessa articulação levando à rigidez com incapacidade das funções do paciente. O diagnóstico é feito com base na história clínica, exame físico e exames de imagem.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

Infralax® auxilia no processo analgésico e anti-inflamatório, atua com precisão no foco da dor, promovendo o relaxamento muscular. Indicado para reumatismo em formas inflamatórias, crises agudas de gota, estado inflamatórios agudos, pós-traumáticos e pós-cirúrgicos.

Bursite no ombro tem cura? Sim, a bursite no ombro tem cura. Em cerca de 70% dos casos, o tratamento para bursite no ombro é clínico, feito com medicamentos, repouso e fisioterapia. Ele ajuda a aliviar os sintomas, mas pode haver recidiva.

Coltrax Injetável 2mg Sanofi Aventis 3x2ml (tiocolchicosídeo) é indicado no tratamento auxiliar, de curto prazo, para dores musculares da coluna decorrentes de contraturas. Atua como relaxante muscular, diminuindo a resistência do músculo e reduzindo ou evitando aparecimento de contratura residual.

TORSILAX® apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual em geral, está associado a queixas como a dor e sinais inflamatórios como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade.

SINTOMAS DA BURSITE Uma pessoa com sintomas de bursite pode notar: - Dor nas articulações e sensibilidade ao pressionar a região ao redor da articulação - Rigidez e dor ao mover a articulação afetada - Inchaço, calor ou vermelhidão na articulação, principalmente quando relacionadas à infecção.

Ombros, quadris, joelhos e calcanhares são as principais regiões afetadas. A principal função das bursas é diminuir o atrito entre os tendões e músculos sobre as proeminências ósseas.