O que pode ser dor na axila?

Perguntado por: gmartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Isto pode dever-se a alergias a sabonetes, desodorizantes, antitranspirantes ou até a certos tecidos da roupa. Pode tentar perceber ao que está a fazer alergia pelo método da eliminação ou falar com um médico para fazer um teste que detete ao que tem alergias. Pelos encravados ou glândulas sebáceas infetadas.

A dor nos seios cíclica está diretamente relacionada às alterações hormonais do período menstrual. Ela tem esse nome justamente porque acontece em ciclos, sempre cerca de duas semanas antes da menstruação. Geralmente, esse tipo de dor afeta as duas mamas e pode alcançar também a axila e o braço.

A dor no braço causada pelo câncer de mama normalmente é leve, mas não cede facilmente. Geralmente, a dor é leve e age como um pequeno desconforto ao longo do dia, podendo vir acompanhada de ardor e vermelhidão, o que pode indicar um tipo de câncer raro inflamatório.

Se tem dores muito fortes nas axilas, isso pode indicar que teve uma distensão muscular em algum dos músculos à volta da axila. Com tempo e descanso a dor irá reduzir e os analgésicos também o podem ajudar a lidar melhor com a dor, mas deverá precisar de consultar um profissional de saúde.

Essa inflamação nos folículos pilosos aparece com frequência nas axilas devido a alguns fatores: a proliferação de fungos e bactérias no local; o atrito causado por roupas apertadas; e a depilação incorreta feita com lâmina ou cera.

Com o ultrassom de mamas e axilas é possível identificar a presença de nódulos irregulares e que podem ser câncer.

O linfoma é um tipo de câncer (são dois tipos de linfomas) que afeta os chamados “linfócitos” – células responsáveis por proteger o corpo de infecções e doenças. A doença se desenvolve nos linfonodos (ínguas) que podem ser encontradas nas axilas, virilha e pescoço.

Em geral, são dores leves, com pequenos desconfortos em ambas as mamas, causadas por variações hormonais da mulher em período fértil. Ocorrem na segunda metade do ciclo, agravam-se dias antes da menstruação e desaparecem quando a mulher menstrua.

Nos casos de câncer de mama, as células mais afetadas são as que revestem os ductos mamários ou se encontram nos lóbulos das glândulas mamárias. Os tumores são chamados de carcinomas ductais ou lobulares. Existem ainda outros tipos de câncer de mama como os linfomas e os sarcomas, que são mais raros.

Nódulos relacionados à neoplasia não costumam provocar dor nos seios, mas os tumores benignos, no entanto, podem gerar algum desconforto, principalmente quando há quadro de infecção ou abcesso.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Quando consultar um médico
A mulher com dor intensa, vermelhidão ou inchaço pode estar tendo uma infecção de mama e deve consultar um médico no prazo de um a dois dias.

Dor no braço pode ser um sintoma de câncer de mama? Na maioria dos casos, a paciente não apresenta sintomas, mas a dor no braço pode estar relacionada ao câncer de mama. Contudo, essa dor pode ter outras causas, como: artrites, fibromialgia, contraturas musculares, entre outras.

Nas axilas, por exemplo, existem inúmeros linfonodos que não apresentam qualquer alteração relacionada a doenças. No entanto, em algumas situações, eles podem aumentar e mudar suas características, como no câncer, em processos infecciosos e inflamatórios, e em decorrência de um trauma.

O nervo axilar origina-se das fibras da quinta e da sexta raízes cervicais que formam o fascículo posterior do plexo braquial. Sua porção proximal situa-se em posição lateral ao nervo radial, posterior à artéria axilar e anterior ao músculo subescapular.

Mastalgia é o nome dado às dores mamárias que são comuns entre as mulheres, mas muitas desconhecem as suas causas. A mastalgia atinge cerca de 70% das mulheres, sem restrição de idade e, na maioria dos casos, as dores não representam nada grave. A recomendação da SBM é buscar uma consulta com o mastologista.

A bursite é uma inflamação dolorosa da bursa (uma bolsa preenchida com líquido que proporciona amortecimento onde a pele, músculos, tendões e ligamentos deslizam sobre os ossos). Movimentar-se é geralmente doloroso e a bursa próxima à pele pode ficar inchada e sensível.

"A aplicação da toxina botulínica é muito eficaz no tratamento para diminuir a transpiração excessiva dessa área.

A hidradenite supurativa é a inflamação dos folículos pilosos na pele da axila, da virilha e ao redor dos mamilos e do ânus, resultando em formação de cicatrizes, inflamação e acúmulos de pus dolorosos sob a pele.

Continuar lendo O que faz a axila feder?