O que pode ser dor embaixo da unha do dedão do pé?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Pode ser um tumor glômico. O tumor glômico é a causa de uma dor muito intensa quando há uma pressão direta sobre ele e sua localização mais comum é embaixo da unha.

A unha encrava quando uma das suas bordas, ao crescer, penetra na pele em volta dela. Ocorre comumente no primeiro dedo do pé, conhecido como dedão. O problema acontece pelo aumento na pressão sobre a unha. Os sintomas do encravamento são dor, inchaço e vermelhidão nos cantos das unhas, que podem até mesmo soltar pus.

A infecção nas unhas dos pés ocorre como uma proteção do nosso corpo para combater um corpo estranho. Esse “corpo estranho” pode ser causado por diversos fatores como: uma unha encravada, um pedaço de unha que ficou, um machucado ou uma cutícula que cutucamos demais.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Mesmo que seu dedo esteja aparentemente normal e que as pessoas digam que vai passar, vale a pena procurar um médico dermatologista em vez de ficar refém de analgésico, que não resolve o problema. Recorrer ao especialista certo – o dermatologista – é a maneira mais rápida e eficaz de dar um fim à insuportável dor.

O leito ungueal é a pele debaixo da placa ungueal. Ele contém vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para a ponta do dedo.

Sinais e sintomas de micose de unha
A infecção geralmente começa na borda da unha como uma listra branca ou amarela sob da ponta da unha do dedo ou do pé. Elas muitas vezes se espalham até o centro e a unha perde a coloração e se solta. Conforme a infecção se espalha, a unha geralmente se altera e se torna grossa.

Ao perceber os primeiros sinais de inflamação na unha, como vermelhidão, ardência ou presença de pus, procure um podólogo. Ele tomará os devidos cuidados e vai orientá-lo quanto aos passos que devem ser seguidos para contornar o desconforto na unha.

No caso de trauma é aconselhável repouso nas articulações e aplicação de gelo para aliviar a dor. Em consulta com reumatologista ou ortopedista, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores. Na Síndrome do Túnel de Carpo e em casos mais graves, recomenda-se cirurgia.

Tipos de Doenças de Unhas

  • Micoses. A micose é uma das doenças mais comuns que atacam as unhas. ...
  • Verrugas. As verrugas são outras doenças de unhas muito comuns. ...
  • Paroníquia. A paroníquia é a inflamação da pele em torno da unha. ...
  • Psoríase.

Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".

Onicólise é o nome dado ao descolamento da placa da unha do leito ungueal, permitindo a passagem do ar. Isso dá o aspecto esbranquiçado à unha, o que, geralmente, acontece nas pontas. Quando a unha está bem e saudável, ela tem uma coloração rosada.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

O panarício (ou perioníquia) é uma inflamação aguda ou crónica da pele à volta da unha (tecido periungueal). Pode afetar um ou mais dedos das mãos ou dos pés.

3. Como saber se a unha desencravou? A melhora da dor local e do processo inflamatório (calor, vermelhidão e inchaço) são os principais indicativos que o tratamento está evoluindo bem.

Aplique duas vezes ao dia até que a infecção melhore. Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além de provocar dor, essa lesão sangra facilmente.

Passo a passo para desencravar a unha

  1. Deixar o ou a mão de molho em água morna. ...
  2. Tentar manter elevada a parte da unha encravada. ...
  3. Limpar adequadamente o local. ...
  4. Quando a cirurgia é indicada.

Vinagre de maçã
O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele.

A micose de unha é a infecção mais comum das unhas e é causada por fungos. Os tipos mais comuns são dermatófitos e a cândida albicans, fungo conhecido como candidíase. O primeiro tipo é mais frequente nas unhas dos dedos dos pés e o segundo nas unhas dos dedos das mãos, em pessoas que têm contato frequente com água.

O cloridrato de terbinafina é um medicamento com atividade antifúngica, que é atualmente o tratamento mais eficaz contra a micose das unhas (onicomicose). Apesar de ser habitualmente prescrito para pacientes com onicomicose, a terbinafina também é eficaz contra outras formas de micose da pele.