O que pode ser dor embaixo da costela lado direito?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A dor embaixo da costela direita e nas costas pode ser causada por problemas no fígado, vesícula biliar ou rim direito. Outras possíveis causas incluem lesões musculares, hérnia de disco e problemas na coluna vertebral.

A dor do lado direito da barriga nem sempre é grave, podendo indicar simplesmente excesso de gases, mas em certos casos pode ser uma alteração mais preocupante como apendicite ou pedra na vesícula, por exemplo.

Problemas no baço: Uma lesão, infecção ou aumento do baço pode causar dor na região esquerda do abdômen. Doenças no intestino: O cólon pode ser a causa da dor na região abdominal, incluindo a área abaixo da costela. Problemas nos rins: Pedras nos rins ou infecções renais podem causar dor.

Pensando nisso, é essencial que você observe a intensidade e frequência da sua dor, para que assim possa buscar o auxílio médico ideal. Caso a dor seja muito intensa e/ou perdure por mais de 2 dias, fique em alerta e agende já uma consulta para avaliação do caso.

Quais as causas da dor no lado direito da barriga? As causas da dor no lado direito da barriga podem ser desde gases, indigestão e constipação até apendicite aguda. Alguns outros exemplos são: Diverticulite (inflamação na parede interna do intestino);

No abdome, o fígado do fica do lado direito, na parte superior do abdome, logo abaixo do diafragma.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.

E o que pode ser dor no pé da barriga no lado direito? Distúrbios gastrointestinais como diverticulite, obstrução intestinal, gastroenterite e úlcera perfurada no estômago são algumas das causas mais comuns. Além delas, temos também a apendicite, que é a inflamação do apêndice.

Em raros casos, a diverticulite pode surgir no lado direito do intestino, um quadro que é clinicamente indistinguível de uma apendicite aguda.

Excesso de gases
Embora o acúmulo de gases no organismo normalmente cause dor no abdômen, há casos que também podem gerar pontadas nas costelas e no peito. Os sintomas costumam ser sentidos após as refeições e melhoram pela liberação dos gases, que pode ser facilitada pelo uso de medicamentos, como simeticona.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

A inflamação é percebida ao sentir dor no meio do peito, cuja intensidade varia de acordo com a realização de movimentos que envolvam o tronco, como respirar fundo, estresse físico ou olhar para trás. Muitas vezes, essa dor pode até ser sentida como uma sensação de pressão, que acaba sendo confundida com um infarto.

Essa dor é diferente da dor muscular porque, ao contrário dela, que geralmente piora quando se aperta com a mão, dorme de mau jeito ou faz um movimento na coluna, aumenta com a pressão e expansão da pleura quando se respira fundo, espirra ou tosse.

Como saber se uma dor nas costas ou no peito é pneumonia? Uma avaliação médica, uma radiografia de tórax simples e alguns exames de sangue podem ajudar a excluir uma pneumonia e dor nas costas simples. Porém, uma ferramenta útil para auxiliar se há algo de errado no pulmão é saber se há sintomas associados.