O que pode ser dor atrás da orelha?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Existem várias causas possíveis de dor de cabeça atrás das orelhas, incluindo lesão do nervo, infecção óssea e problemas dentários. O tratamento adequado pode ajudar a aliviar essa dor tão desagradável. Uma dor de cabeça atrás das orelhas refere-se a qualquer dor que se origina nessa área específica da cabeça.

A má postura é uma razão importante para o surgimento da dor na parte de trás da cabeça. Isso acontece porque os desvios posturais provocam sobrecarga e tensão muscular, originando nódulos sensíveis que irradiam dor.

Geralmente, essas dores têm como causa a otite externa, uma infecção relativamente comum, na pele do canal do ouvido externo, causada por bactérias presentes na água – ou que têm a água como meio propício para proliferação.

Sintomas e sinais de câncer de ouvido

  • Incapacidade de mover a face no lado afetado;
  • Dor de ouvido;
  • Inchaços nos gânglios linfáticos no pescoço;
  • Caroço no canal auditivo;
  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade à luz e vertigem causada por ela;
  • Sensação de fraqueza no rosto;
  • Zumbido.

Se não logo diagnosticada e tratada, a mastoidite pode se tornar grave podendo provocar: Perda auditiva irreversível, meningite, sepse e abcesso cerebrais.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

"Quando associadas a sintomas como paralisia de um dos lados do corpo, vômitos, visão dupla, desmaio e sonolência excessiva têm mais chance de serem algo grave".

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

A dor de cabeça do lado esquerdo pode ter diversas causas. Uma delas é a enxaqueca o segundo tipo mais comum de cefaleia, descrita como uma dor latejante ou pulsante recorrente, moderada ou intensa e que pode se manifestar tanto somente do lado direito quanto apenas no esquerdo.

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

A pericondrite pode levar à condrite, que é uma infecção da própria cartilagem , o que pode causar danos graves à estrutura da orelha , deformando-a. Nos casos de maior gravidade, partes da orelha talvez precisem ser removidas e o pavilhão da orelha tenha de ser refeito por uma cirurgia plástica.

Como aliviar dor de ouvido?

  1. Compressa morna. A primeira dica não é nada mirabolante. ...
  2. Mascar chiclete. Mascar chiclete é uma excelente solução para os casos de alterações bruscas na pressão do ar e, por isso, pode ser uma alternativa para decolagens de avião, por exemplo. ...
  3. Massagens. ...
  4. Consultar com um especialista.

O processo mastoide é uma divisão do osso temporal que forma parte da lateral e base do crânio que se conecta com o ouvido médio pelo chamado aditus ad antrum, que é uma conexão estreita entre essas duas estruturas.

Quais são os sintomas?

  • desconforto e dores no ouvido;
  • sensação de pressão de ouvido, como se estivesse entupido;
  • vertigem e perda do equilíbrio;
  • zumbido;
  • diminuição da capacidade auditiva;
  • liberação de secreção do ouvido com odor fétido bastante forte.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.