O que pode ser denunciado na Vigilância Sanitária?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 26 de abril de 2023
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É necessário informar com clareza o que está ocorrendo, exemplo: Comércio de alimento vencido, comércio de medicamento vencido, água servida em vias públicas, Pocilga em zona urbana, estabelecimento em más condições de higiene, entre outros.

a) Quando se tratar de estabelecimentos comerciais de alimentos localizados no Município de São Paulo, o consumidor deverá fazer a denúncia diretamente à Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA, órgão responsável pela fiscalização desse ramo de atividade.

A Ouvidoria da Anvisa realiza atendimento presencial de segunda a sexta feira, no horário das 09h00 às 17h00, no endereço: SIA Trecho 05, Área Especial 57, lote 200, bloco A, térreo. Telefone: (61) 3462-5700.

A primeira visita objetiva apenas apontar os processos, a infraestrutura e os materiais que podem colocar em risco a saúde pública. Nessa ocasião, será lavrado um termo de visita sanitária contendo todas as medidas adotadas durante a inspeção, bem como as orientações e advertências.

Infrações Sanitárias e Penalidades
Artigo 110 - Considera-se infração sanitária para fins deste Código e de suas normas técnicas a desobediência ou a inobservância ao disposto nas normas legais e regulamentos que, por qualquer forma, se destinem à promoção, preservação e recuperação da saúde.

O acompanhamento pode ser feito pelo usuário diretamente no portal da Agência, por meio do link http://portal.anvisa.gov.br/consulta-a-situacao-de-documentos1.

Para o atendimento presencial, deve ser feito um agendamento pelo SAC Digital. Você pode também preencher o formulário online no site oficial. Para casos de denúncias, podem ser feitas presencialmente, pelo e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br, ou pelo aplicativo Procon BA Mobile (Android e iOS.

O telefone 181 funciona todos os dias da semana, das 8h às 23h, e as ligações são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181 , que permite inserir fotos e vídeos. Por telefone ou pelo site o sigilo das informações é preservado.

Na sua rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como de prevenção a doenças evitáveis, a Vigilância Sanitária atua (com poder de polícia) na regulação dos produtos, propagandas, ambientes, serviços, procedimentos, processos e tecnologias que envolvam risco à saúde.

Denúncias são registradas em sistema para providências dos órgãos competentes. A Prefeitura de São Paulo implementou o serviço para denunciar comércio que se manteve aberto durante a crise do coronavírus nos canais SP156.

Para denúncia utilize o canal da Ouvidoria Geral no Portal SP156.

Se você preferir, pode fazer a sua denúncia por telefone, ao Disque-Denúncia. Este serviço centralizado permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com absoluta garantia de anonimato. Escolha a denúncia no menu abaixo.

Áreas de Atuação da Vigilância Sanitária

  • Medicamentos.
  • Alimentos.
  • Cosméticos e Saneantes.
  • Produtos para Saúde.
  • Segurança do Paciente.
  • Serviços de Saúde.

Para fazer a denúncia, o consumidor deverá entrar em contato com o serviço de atendimento ao cidadão por meio do telefone 156 e descrever detalhadamente a ocorrência. A denúncia pode ser feita nominal ou anonimamente, como preferir o consumidor.

Durante a vistoria, que deve ser realizada semestralmente, são verificadas as condições higiênico-sanitárias das plataformas, como abastecimento de água, armazenagem e manipulação de alimentos e a possibilidade de disseminação de doenças.

As multas previstas em caso de descumprimento de medidas sanitárias são as seguintes: Infrações leves: de R$ 2 mil a R$ 75 mil.

A fiscalização sanitária busca proteger a saúde da população impedindo que medicamentos fora do padrão, falsificados ou não registrados sejam consumidos e causem danos à saúde.

pena - advertência, interdição, cancelamento da licença e/ou multa. pena - advertência, apreensão, inutilização, interdição, cancelamento do registro, da licença e da autorização, e/ou multa.

Entrar em contato com a Central de Atendimento da Anvisa. Após login no sistema Solicita, selecione o CNPJ que realizou a solicitação, acesse a aba “Processos” e utilize o “Filtro rápido” no canto superior direito para localizar o processo desejado.

Sola, conforme os colegas acima se referiram, por ser anônima, em princípio não haveria como saber quem é o denunciante, mesmo que a denúncia não tenha fundamento. Mas sugiro que procure um advogado e sane as dúvidas pessoalmente, pois há várias correntes que divergem sobre o tema.

Qualquer pessoa ou entidade pode fazer uma queixa verbal ou escrita ao Ministério Público (MP), que tem a obrigação de verificar e tomar as providências necessárias, inclusive em casos de violação dos direitos das pessoas com deficiência. No MP, a denúncia escrita recebe o nome de representação.