O que fazer com dedo inchado e latejando?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

“Na maioria dos casos, basta o repouso e compressas de gelo nas mãos para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Inchaço agudo
Quando o inchaço dura até 2 semanas, ele é considerado agudo.

Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, beba no mínimo dois litros de água por dia, pois isso vai impulsionar a eliminação de toxinas do seu corpo e o bom funcionamento dos rins.

Para tratar a maioria das luxações de dedo, os médicos injetam um anestésico na base do dedo afetado, e os ossos do dedo são recolocados no lugar (chamado redução). Os médicos não conseguirem endireitar o dedo manualmente. A articulação permanecer instável depois de ter sido endireitada manualmente.

Em diversos quadros, a fisioterapia ajuda bem. No caso de trauma é aconselhável repouso nas articulações e aplicação de gelo para aliviar a dor. Em consulta com reumatologista ou ortopedista, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores.

A maior parte do inchaço dos dedos é relativamente benigna quando a causa não é imediatamente aparente. Alguns motivos pelos quais seus dedos podem inchar incluem consumo excessivo de sal, exercícios, altas temperaturas, artrite, uso excessivo ou lesões.

“Na maioria dos casos, basta o repouso e compressas de gelo nas mãos para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo. Se não melhorar, o ortopedista deve ser consultado. Ele pode prescrever desde analgésicos a anti-inflamatórios. Casos mais graves são tratados com fisioterapia ou cirurgia”, explica.

Quando o inchaço se torna perigoso? Muitas doenças estão associadas ao inchaço, a exemplo das que acometem rins, fígado, coração e tireoide. Além disso, alterações vasculares, como as varizes e os edemas de origem linfática, podem resultar em pernas mais inchadas.

A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais. As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

Um panarício é uma infecção do tecido mole (polpa) na ponta dos dedos, geralmente causada por bactérias. Um panarício pode causar bolsas de pus (abscessos) dentro da ponta do dedo, que criam pressão e matam os tecidos adjacentes. A ponta do dedo fica bastante quente, inchada e rígida, com uma dor intensa e latejante.

Também é possível usar uma fita adesiva nos dedos das mãos ou dos pés para maior alívio. Pegue uma bolsa de gelo e aplique ao local por 15 minutos, até 8 vezes por dia. Envolva a área afetada com uma bandagem de compressão para conter o inchaço. Mantenha a região acima do coração para ajudar a controlar o inchaço.

Ter as mãos e os dedos inchados é uma situação reativamente comum e que surge principalmente devido ao acúmulo de líquidos ou inflamação causada por má circulação sanguínea.

3 Remédios caseiros para acabar com o Inchaço

  1. Chá de dente-de-leão. O chá de dente-de-leão é possui propriedades diuréticas e ação anti-inflamatória, e deve ser preparado do seguinte modo: ...
  2. Chá de chá verde.

Por que a ferida inflama? A inflamação ocorre quando o corpo responde a uma lesão, como um corte ou uma queimadura, enviando células e substâncias químicas para o local da ferida para ajudar na cicatrização.

De um modo geral, as fraturas dos dedos ocorrem como resultado de um trauma da mão, num impacto directo ou numa queda. Mesmo uma bola pode causar a fratura de um dedo. Os sintomas são um inchaço e deformação na zona da fratura, dor, formação de hematoma, incapacidade de mover o dedo.

A luxação do dedo é caracterizada pelo deslocamento anormal dos ossos do dedo. Ocorre comumente por um gesto desportivo mal realizado, como no recebimento de uma bola pelo guarda-redes ou um mau passe para um jogador de basquete, andebol ou vólei.