O que pode ser considerado tóxico?

Perguntado por: ssubtil6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física, que é caracterizado por uma relação em que há excesso de poder de uma pessoa sobre a outra, ou seja, onde não há equilíbrio.

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Embora pareçam ser a mesma coisa, especialistas costumam separar os dois tipos de relações por um aspecto central: enquanto o indivíduo tóxico não costuma ter noção do que está fazendo, o abusivo é calculista e premedita o mal que causa às vítimas.

Saiba se você está em uma relação tóxica
Já sentiu medo em alguma briga de vocês? Seu companheiro faz críticas constantes e você fica com a sensação que não faz nada bem? Desde que começou a relação, você se afastou dos seus amigos e familiares? Seu companheiro não respeita seus gostos e muitas vezes faz piadas deles?

São mais retraídos e calados, não gostam de contato físico e parecem viver em um mundo à parte. Listamos alguns sinais de que uma relação tem traços de toxicidade e pode estar prejudicando sua autoestima, amor próprio e autoconfiança Um relacionamento tóxico, embora normalmente seja amoroso, não se limita a este tipo.

Mostre amor e apreço pelo seu namorado.
Sempre que você sentir que está prestes a soltar todas as suas frustrações no seu parceiro (ou sua parceira), pare e respire fundo. Não adianta nada despejar isso tudo nas costas dele! É muito mais saudável falar de coisas positivas, como seu amor e apreço.

Uma amizade tóxica pode ser definida como uma amizade que mantemos com alguém que não nos faz bem. Em vez de sentirmos prazer em passar o tempo com esse amigo, ficamos irritados, tristes ou cansados, como se ele tivesse sugado a nossa energia.

A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, para que se estabeleça o respeito e o bem-estar mútuo. Se a relação se tornar difícil ou impossível de manter, não hesite em afastar-se da pessoa para proteger sua saúde mental e emocional.

Busque ajuda. Como dissemos, buscar o apoio de amigos e familiares é fundamental para conseguir lidar com um relacionamento tóxico. Porém a ajuda de um psicólogo pode ajudar na promoção do autoconhecimento, aumentando a força interna e proporcionando alternativas para sair desse tipo de relacionamento abusivo.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Estamos falando das palavras tóxicas. Você pode até não perceber imediatamente, mas elas fazem um mal que você não tem nem ideia. Na maioria das vezes isso acontece inconscientemente, quando nosso inconsciente acessa as palavras que estão guardadas no porão da nossa cabeça.

Gritam, fazem piadas, mexericos e nunca têm culpa do que acontece. Estes são alguns dos comportamentos típicos de colegas de trabalho tóxicos — um de cada vez ou todos ao mesmo tempo.