O que pode ser considerado prestação de serviços?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O que é prestação de serviço? A prestação de serviço se define como qualquer atividade econômica que supre as demandas do mercado sem abranger uma mercadoria. O próprio termo serviço significa servir uma demanda humana através de atividade em específico.

Pode-se dizer que existem dois tipos principais de prestação de serviços:

  • Prestadores de Serviços Fixos: possuem um escritório, sala ou sede, e fornecem serviços específicos. ...
  • Prestadores de Serviços contratados: são profissionais ou empresas que prestam serviços de acordo com um contrato de serviço firmado.

Exemplos de empresas prestadoras de serviços:

  • Marketing digital.
  • Conserto de computadores.
  • Reparos de eletrodomésticos.
  • Contabilidade.
  • Assessoria de imprensa.
  • Banho e tosa.
  • Limpeza e dedetização.

No contrato de prestação de serviços as partes formalizam a execução de tarefas sem a subordinação hierárquica, mediante retribuição. O objeto deste contrato é toda espécie de serviço ou trabalho (material ou imaterial), não proibido por lei.

Basicamente, um contrato de prestação de serviços e atividades funciona como um instrumento jurídico para definir as responsabilidades, obrigações e direitos das partes envolvidas. Esse tipo de acordo é firmado quando uma empresa precisa contratar um profissional autônomo ou uma instituição terceirizada.

Uma declaração de prestação de serviço comprova que a sua prestadora de serviços ou que o seu trabalho como autônomo foi realizado conforme combinado entre a contratante e o contratado.

Quais profissionais podem atuar como prestadores de serviços? O prestador de serviço é aquele que recebe um pagamento em troca da realização de alguma atividade em que ele tem conhecimento e habilidade. Por exemplo: uma cabeleireira possui a habilidade de cuidar do cabelo da cliente, ou seja, prestar um serviço.

Então, para saber quem pode ser um prestador de serviços MEI, basta consultar o Portal do Empreendedor. É lá que ocorre a formalização do microempreendedor e também onde ele encontra todas as informações necessárias para tanto.

O funcionário terceirizado é contratado via CLT por outra empresa e possui todos os direitos trabalhistas assegurados (férias, 13º salário, FGTS dentre outros). A empresa prestadora de serviços a terceiros é a pessoa jurídica de direito privado destinada a prestar à contratante serviços determinados e específicos.

Profissionais de limpeza
Seja por um determinado período, sendo apenas por um dia de trabalho ou mais, esses prestadores de serviços são os mais procurados.

Os profissionais autônomos podem ser pessoas que exercem atividades econômicas com ou sem fins lucrativos por conta própria. Basicamente, é todo e qualquer trabalho em que a pessoa exerce sem manter um vínculo empregatício, ou seja, assumindo todos os riscos pelo seu serviço.

Caso um prestador de serviços possua um salário (remuneração mensal), com metas, horários a cumprir, que seja subordinado hierarquicamente a seu superior, ele na verdade é um empregado!

Prazo do contrato e suas hipóteses de renovação e inadimplemento, não se podendo celebrar uma prestação de serviço sem prazo, ou com prazo superior a quatro anos. Cláusula de sigilo para proteção de informações que, eventualmente, o tomador de serviço entre em contato ao longo do contrato.

A legislação não obriga que o contrato ou termo de prestação de serviços seja escrito. Contudo, sempre temos que aconselhar nossos clientes a realizarem qualquer negociação de forma escrita, a fim de gerar maior segurança jurídica.

O que é um autônomo? Assim como o prestador de serviços PJ, o trabalho autônomo não gera vínculo empregatício com nenhuma empresa. O profissional que escolhe atuar dessa forma é economicamente independente e exerce suas funções com mais liberdade, não sendo obrigado a cumprir ordens.

Um contrato de prestação de serviço é um documento formal e de validade legal que pode ser celebrado entre pessoas físicas, empresas ou entre pessoas físicas e jurídicas.

Para essa verificação, o tomador deverá exigir do prestador de serviços: • certidões atualizadas e negativas de débito da empresa prestadora junto ao INSS, Receita Federal, prefeitura municipal e FGTS; • contrato social e as alterações, com atenção para a composição societária; • autorização de funcionamento e ...

Lançamento de rendimentos recebidos de pessoas físicas
Já quando a prestação de serviços é para pessoas jurídicas, o autônomo precisa declarar os valores recebidos na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior”, informando o CPF de cada contratante e a quantia recebida.