O que pode ser considerado insubordinação no trabalho?

Perguntado por: ogil9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Já o ato de insubordinação se refere ao descumprimento de ordens pessoais dadas pelo gestor ou empregador, seja verbal ou escrita, ou a não realização de atividades presentes em seu escopo de trabalho. Alguns exemplos são: não realizar uma tarefa solicitada e taxas de absenteísmo.

Já o ato de insubordinação se refere ao descumprimento de ordens pessoais dadas pelo gestor ou empregador, seja verbal ou escrita, ou a não realização de atividades presentes em seu escopo de trabalho. Alguns exemplos são: não realizar uma tarefa solicitada e taxas de absenteísmo.

Insubordinação: diferentemente da indisciplina, a insubordinação é caracterizada nas situações em que o empregado deixa de cumprir uma ordem dada diretamente a ele por um de seus superiores. O ponto importante aqui é que, para caracterizar a insubordinação, a ordem deve ser dada exclusivamente ao empregado.

Um ponto muito importante para diferenciar essas duas situações no dia a dia é que para configurar insubordinação, a ordem deve ser dada diretamente ao funcionário. Em situações de anúncio de novas diretrizes para toda a empresa, por exemplo, caso o colaborador não siga as siga, é caracterizado como indisciplina.

Tendo em vista que Vossa Senhoria cometeu ato de insubordinação no dia DATA, consistente em FATO, decidimos na forma da alínea “h” do artigo 482 da CLT, aplicar-lhe como medida disciplinar a presente ADVERTÊNCIA, com o intuito de evitar a reincidência ou o cometimento de outras faltas de qualquer natureza com previsão ...

DA INSUBORDINAÇÃO

  • Recusa de obediência. Art. 163. Recusar obedecer a ordem do superior sôbre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever impôsto em lei, regulamento ou instrução: ...
  • Oposição a ordem de sentinela. Art. 164. ...
  • Reunião ilícita. Art. 165. ...
  • Publicação ou crítica indevida. Art. 166.

– Insubordinação grave em serviço é ato de indisciplina, que compreende não só a greve, como os atos de sua instigação. – Interpretação do art. 207, número IV, do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União.

Insubordinação grave em serviço
Juridicamente, o termo “insubordinação” é utilizado para qualificar o comportamento do servidor que desrespeita uma ordem direta e pessoal do seu superior, desde que a ordem não seja manifestamente ilegal.

Tenha claro o motivo da demissão
Seja porque você precisa fazer cortes orçamentários ou pelo mau comportamento que a pessoa tem apresentado. Uma boa dica é anotar em um relatório essa justificativa. Releia um ou dois dias depois, para evitar interferências emocionais.

A melhor maneira de lidar com a insubordinação é resolvê-la em seus estágios iniciais. Para fazer isso, você precisa ser capaz de identificar que tipos de comportamento indicam insubordinação, e saber que se o comportamento continuar, o funcionário pode ser devidamente demitido por justa causa.

São inaceitáveis situações como postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; condutas ilegais; agir desrespeitosamente ou em desleixo; agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.

O trabalhador pode se negar a assinar a advertência? Sim, é direito do trabalhador não assinar esse documento, caso ele não concorde com a advertência que está sendo dada.

A recusa de obediência é crime militar próprio que integra o rol dos crimes contra a autoridade ou disciplina militar e consiste em insubordinação decorrente da não observância de ordem de superior hierárquico sobre assunto ou matéria de serviço ou de dever imposto em lei, regulamento ou instrução. 2.

O descumprimento de missão consiste em descumprir uma tarefa específica determinada pelo Comando.