O que pode ser considerado falta de ética profissional?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 4 votos

Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações. Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos. Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas. Violar, adulterar ou modificar mercadorias ou correspondências.

São atitudes éticas no ambiente de trabalho, exceto: tratar o público e os colegas de serviço com dignidade, honra, eficiência, honestidade e respeito.

De forma simplificada, ética profissional nada mais é do que todo o conceito moral e cultura social que foram considerados aceitáveis dentro do universo corporativo. No ambiente colaborativo a cultura organizacional envolve o respeito às normas de conduta, à área de trabalho e às demais pessoas que o integram.

A ética profissional diz respeito ao modo como nos comportamos e tomamos decisões no ambiente de trabalho. É claro que determinar se algo é certo ou errado, nesse contexto, também tem relações diretas com a moral preconizada naquele local.

Feri-la pode significar violar as leis dos deveres profissionais, não cumprir com os deveres da profissão. Agir em conformidade com ela diz respeito a cada indivíduo, a cada grupo profissional e a sociedade em geral.

A ética é, portanto, a reflexão moral acerca da ação.
Por exemplo, se, em um país que segue a lei islâmica, uma mulher comete adultério, ela pode ser condenada à morte por apedrejamento. Isso faz parte da moral daquela sociedade, mas não é eticamente correto.

Assim, podemos concluir que a conduta ética profissional nada mais é do que agir de acordo com os valores morais vigentes na sociedade, sem prejudicar os demais.

Antiético é quando se rompe as barreiras da ética. é quando se infringe regras de convivência social, quando se tem um mal-comportamento profissional, principalmente: quando se rompe valores que significam muito para as pessoas. é quando não se respeita a necessidade do todo para proteger a sua.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

Os conflitos éticos são considerados desafios, fontes de conflitos de valores e deveres, que permitem vários cursos de ação para sua solução, exigindo deliberação e ponderação para se encontrar o melhor caminho, e este precisa ser continuamente reavaliado [4].

Um comportamento é considerado como falta de ética ou antiético por não estar em conformidade com princípios básicos que orientam uma atividade ou que se espera de uma pessoa ou profissional. Em geral, está relacionado ao mau uso de uma posição para tirar vantagens o ou negando a finalidade de uma atividade.

Falta de escuta
O fato de não separar uma crítica profissional do pessoal pode gerar animosidades desnecessárias no ambiente corporativo. A falta de escuta é um fator que gera uma série de comportamentos antiéticos que podem ser prejudiciais para o crescimento da companhia em média e longo prazo.

São elementos de ética profissional, EXCETO: Cooperação.

A sociedade em geral pode ver exemplos dessa prática nos hábitos de muito em furar filas, em sonegar impostos, ou ainda não honrar suas dívidas, mentir no trabalho para se promover ou ascender de cargo, e espalhar inverdades sobre a vida de outrem para o prejudicar.

Jogar lixo na rua. Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral.