O que pode ser considerado discriminação no trabalho?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

A discriminação no trabalho é toda e qualquer atitude direcionada a uma pessoa com intuito de a diminuir, ridicularizar ou humilhar dentro do ambiente de trabalho.

Mostre que você não está aceitando a situação e que considera esse comportamento uma agressão. Essa demonstração pode ser feita oralmente – falando diretamente à pessoa causadora da discriminação – se houver condições para isso. Uma opção é tornar a demonstração mais formal e enviá-la por email.

Humilhar, falar mal, desqualificar, tratar de forma diferente uma pessoa ou um grupo de pessoas são formas de discriminação.

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.

Quando alguém é excluído, segregado ou ridicularizado em razão do seu peso, cor da pele, condição física, deficiência, lugar de origem, religião, opinião política, entre outros fatores particulares que não devem sobrepor jamais o respeito e a competência no desenvolvimento e participação em tarefas.

A principal causa de racismo nos dias atuais ainda se baseia na cultura de que algumas pessoas devem ser subservientes a outras, resquício, por exemplo, da época da escravidão.

DISQUE DENÚNCIA: 0800 77 25 377
O serviço SOS Racismo está instalado na sala S03 do Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa de São Paulo e tem um Disque Denúncia contra o preconceito, a discriminação e a intolerância racial e cultural.

Como o empregado faz prova da dispensa discriminatória? Para a configuração da dispensa discriminatória é essencial que o Reclamante traga provas que contenham elementos irrefutáveis de que o empregador sabia do seu estado de saúde no momento de sua dispensa.

São comportamentos observáveis, atitudes caracterizadas pelo tratamento diferente e desigual de pessoas ou de grupos em razão das suas origens, pertencimentos, aparências ou opiniões, reais ou supostas, e que podem ocorrer em qualquer contexto da vida, seja na escola, em casa, no trabalho, na rua e durante qualquer ...

Já o Racismo também se trata de uma conduta discriminatória/preconceituosa, porém direcionada à certo grupo de pessoas ou coletividade.... Na verdade, o que diferencia é o direcionamento da conduta, que enquanto na injúria a ofensa é direcionada a um indivíduo específico, no racismo é contra a coletividade.

A vítima da discriminação pode ser qualquer pessoa ou grupo de pessoas que sofreu tratamento desfavorável e de natureza injusta ou que foi pri- vada de um direito, em razão, por exemplo, de sua origem, cor de pele, idade, religião, gênero, orientação sexual, nacionalidade, deficiência.

A defesa pode solicitar quantia equivalente a até 50 vezes o salário do trabalhador, conforme prevê a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mas cabe ao juiz determinar o valor final da ação, explica ele.

Promova a diversidade dentro da empresa
O primeiro passo para reduzir os casos de discriminação é, justamente, promover um ambiente mais diverso. Isso porque a diversidade e a inclusão contribuem para que a cultura organizacional seja plural, com a troca de pensamentos e informações entre os colaboradores.

4º -, aponta para duas vertentes da discriminação: um conteúdo positivo e outro, negativo.

A discriminação indireta é não-intencional. Envolve atividades ou normas que parecem inofensivas, mas produzem uma desigualdade odiosa. São práticas aparentemente neutras, mas que, na verdade, são discriminatórias.

Discriminar é o ato de diferenciar, distinguir, separar. Pode ser empregado em sentido negativo, com a conotação de preconceito, como no exemplo a seguir: — Queremos combater todo tipo de violência: contra negro, contra indígena, contra branco.