O que pode ser considerado curso de capacitação?

Perguntado por: mbarbosas4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Conhecidos como cursos de extensão ou de atualização, os cursos de capacitação são voltados para o lado prático do mercado de trabalho, com o foco no aprimoramento das habilidades técnicas de cada profissional.

Capacitação é a ação de tornar capaz; é o ensino dado a uma pessoa para que ela desenvolva alguma atividade especializada. Já treinamento é o “processo que torna alguém capaz de desenvolver algo, através de orientação ou instrução”.

Por tudo isso, podemos dizer que a qualificação dá a base ao profissional para que ele se forme, esteja apto ao trabalho, enquanto que a capacitação fomenta seu crescimento contínuo, focado em seu aprimoramento e na evolução de suas habilidades e capacidades técnicas, emocionais e comportamentais.

Quem pode ministrar cursos livres? Qualquer pessoa que possua nível avançado de conhecimento sobre o conteúdo, sendo assim, não é necessário formação específica para dar aulas em um curso livre.

Qualquer pessoa que tenha interesse em organizar um curso pode emitir um certificado. A única coisa é que, justamente por essas aulas serem livres, os certificados não são reconhecidos pelo MEC.

Dica valiosa: pode colocar cursos em andamento no currículo? Claro. Ao invés de botar “obtido em janeiro de 2020” escreva “conclusão prevista para janeiro de 2020,” por exemplo. Seguindo essas dicas, agora ficou fácil incluir isso no seu currículo pronto e conseguir a vaga.

Como colocar os cursos extracurriculares no currículo?

  1. Nome do curso;
  2. Data de conclusão;
  3. Nome da instituição.

As pessoas que investem em um curso de capacitação se transformam em profissionais com maiores possibilidades dentro do mercado de trabalho. Assim, você se torna mais competitivo, podendo levar o que aprendeu para a prática do dia a dia, sendo mais inovador e criativo.

O que é capacitação profissional
A capacitação é uma forma de preparar uma pessoa para realizar suas atividades com mais autonomia e independência. Ela é focada no desenvolvimento de novas competências que são essenciais ou estratégicas para as pessoas e para a organização.

A certificação profissional é um curso de curta duração que visa ampliar os conhecimentos dos estudantes de graduação. Ela se relaciona com a área de estudo desses graduandos e complementa sua formação, preparando-os melhor para o mercado de trabalho.

7 sinônimos de capacitação para 1 sentido da palavra capacitação: Ato de capacitar, tornar habilitado: 1 habilitação, aptidão, qualificação, preparo, preparação, treino, treinamento.

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

O curso técnico precisa ser reconhecido pelo MEC para ter validade, sendo assim, ele segue algumas diretrizes. A primeira é que o aluno precisa ter concluído o Ensino Fundamental para ingressar na formação. A segunda é que ela precisa ter um tempo mínimo de 18 meses.

É importante lembrar que todos os certificados emitidos pelo e-certificado.com possuem um código único de identificação e um QR CODE para facilitar a verificação de sua autenticidade. Basta acessar o link e-certificado.com/autenticar e digitar o código ou apontar seu celular para o QR CODE que aparece no certificado.

Você pode entrar diretamente nos sites de cada faculdade e buscar a informação do reconhecimento. Mas a fonte mais confiável para obter esse é o site e-MEC. A consulta é pública e gratuita.

A carga horária dos cursos livres variam entre 20, 40, 60 ou 80 horas a depender do curso escolhido.

No preenchimento do currículo deverão constar informações básicas como o nome do curso, carga horária e nome do site. Além disso, você pode falar sobre os cursos online também no momento da entrevista.

Revisão: como colocar curso online no currículo

  1. Separe um espaço na sua seção de informações adicionais;
  2. Liste o nome do curso, da instituição e a data de conclusão;
  3. Se você tiver pouca experiência, escreva mais um pouco e inclua o que aprendeu.

Já os cursos complementares no currículo são qualificações que agregam valor às atividades profissionais, embora não sejam um requisito do cargo. Por exemplo, o diploma de Direito já indica que o candidato sabe Processo Civil, mas também pode ser interessante indicar um curso livre na área.