O que pode ser confundido com um AVC?

Perguntado por: icunha3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Surtos de Esclerose Múltipla: paroxismos de disartria ou espasmos podem ser 1º sintoma de abertura do quadro, geralmente em pacientes jovens e sem fatores de risco cardiovascular.

Alguns derrames podem ocorrer sem que a pessoa perceba. Silenciosos, não apresentam sintomas fáceis de reconhecer, mas podem causar danos permanentes no cérebro.

O ataque isquêmico transitório (AIT) é a interrupção temporária do fluxo sanguíneo e oxigênio para o cérebro, devido a uma obstrução ou entupimento de uma artéria cerebral, causando sintomas semelhantes do AVC, como perda de força, fraqueza ou formigamento em um lado do corpo, boca torta ou fala embolada, por exemplo.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  1. Fraqueza de um lado do corpo.
  2. Alteração ou perda de visão.
  3. Dificuldade para falar.
  4. Desvio de rima labial (sorriso torto)
  5. Desequilíbrio e tontura.
  6. Alterações na sensibilidade.
  7. Dores de cabeça fortes e persistentes.
  8. Dificuldade para engolir.

Para confirmar o AVC, faça um teste rápido. “Rosto, Fala, Braços e Horário” (chamado de RBFH). Rosto – peça para a pessoa sorrir. Veja se um lado do rosto está inclinado ou aparenta estar dormente.

A pressão arterial pode estar normal durante um AVC. O que mais importa para saber se está tendo um AVC é se há perda de alguma função que existia antes (força, sensibilidade, coordenação, fala, visão, etc), esecialmente de apenas um lado do corpo.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Confira 6 dos sintomas mais clássicos, a seguir, e entenda o que fazer no caso de uma emergência.

  1. Formigamento e perda de sensibilidade. ...
  2. Dificuldade na fala. ...
  3. Diminuição da força e dificuldade de ficar em pé ...
  4. Perda de memória. ...
  5. Assimetria facial. ...
  6. Dores de cabeça súbitas e fortes.

Todos os pacientes com deterioração neurológica súbita ou acidente vascular cerebral agudo (AVC) devem ser submetidos aos seguintes exames: tomografia de crânio (TC) ou Ressonância nuclear magnética (RNM). Além deles, deve ser avaliada a glicemia e a saturação do paciente com certa frequência.

Um ataque isquêmico transitório (AIT), às vezes chamado de mini-acidente vascular cerebral, é uma condição neurológica súbita, de curta duração. É causada por um pequeno bloqueio, temporário em um vaso sanguíneo no cérebro. Na maioria dos casos os sintomas duram menos de uma hora, mas pode durar até 24 horas.

O estresse intenso faz com que a pressão arterial se eleve, o que pode favorecer o desenvolvimento de aneurismas e até Acidente Vascular Cerebral (AVC). E tem mais: se frequente, ele também pode contribuir para o aumento da coagulação do sangue e da contração dos vasos cardíacos, fatores que podem resultar no infarto.

Existem três tipos diferentes de AVC, sendo eles: o AVC isquêmico, o AVC hemorrágico e o AVC transitório, que também pode ser denominado de Acidente Isquêmico Transitório (AIT).

Após um AVC alguns Pacientes Desenvolvem Dores Crônicas: Um em cada 10 pacientes que sofreu um Acidente Vascular Cerebral, AVC, sofre de Dor Crônica e Debilitante, tipicamente descrita como “uma dor afiada” ou “uma queimação”. O problema é denominado síndrome de dor central após acidente vascular cerebral (CPSP).

Os principais sintomas do AVC silencioso
Dor de cabeça, tontura e mal-estar geral também podem ser indicativos. Em alguns casos, os pacientes podem apresentar uma leve perda de memória e mudanças repentinas de humor ou personalidade.

Normalmente os sintomas do AVC aparecem de uma hora para outra, rapidamente. A pessoa não estava sentindo nada e de repente começa a sentir: Dor de cabeça súbita e intensa sem causa conhecida— aquela maior dor de cabeça que a pessoa já sentiu, como se fosse um trovão.

A maior parte dos pacientes que sofrem um AVC – Acidente Vascular Cerebral acabam Desenvolvendo um Distúrbio Respiratório do Sono no período de Recuperação, que muitas vezes não é diagnosticado. O distúrbio do sono mais comum é a Apneia Obstrutiva do Sono.

Nestes casos, o entupimento da artéria cerebral é momentâneo e os sintomas podem durar alguns minutos ou horas. É importante reforçar que, mesmo nos casos transitórios, é fundamental recorrer ao hospital, uma vez que um AIT pode ser o primeiro sinal de um AVC com consequências devastadoras.

Na presença destes sinais, não perca tempo e ligue de imediato 112! A rápida assistência, o encaminhamento para a unidade de saúde adequada e a intervenção médica especializada são vitais para o sucesso do tratamento e posterior recuperação do doente.

Esta substância também pode ser indicada para pacientes com risco de infarto ou AVC, pois ela reduz as complicações que podem ocorrer advindas de outras doenças cardiovasculares.

De acordo com uma pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde (Elsa-Brasil), dados mostraram que o aparecimento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão estão associados ao risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).