O que pode ser confundido com sarna?

Perguntado por: vperalta . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.

Os ácaros são responsáveis por mais de 80% das doenças e alergias respiratórias. Porém esse bichinho também pode afetar áreas cutâneas, ou seja, regiões da pele, provocando a formação de cravos e, em casos mais graves, causando sarna – uma infecção contagiosa que causa coceira.

Sinais e sintomas
Na pele podem surgir pápulas (pequenas “borbulhas”) e nódulos avermelhados semelhantes a picadas de inseto e nas crianças observam-se, com frequência, pústulas (“borbulhas” com pus).

Para crianças maiores e adultos, a sarna pode ser curada pela aplicação de um creme contendo permetrina ou de uma loção contendo lindano no corpo todo, do pescoço para baixo, e lavagem após 8 a 14 horas para remover o produto. Esse tratamento deve ser repetido após uma semana.

O sucesso do tratamento é visto com a resolução das lesões e a cessação do prurido noturno em torno de uma semana.

Os locais mais comuns são os mais quentes do corpo: as dobras do corpo (entre os dedos, axilas, dobras dos braços), atrás dos joelhos, orelhas, cintura (em volta do umbigo principalmente), nádegas, genitais, pescoço, pés e embaixo das mamas (também ao redor dos mamilos).

Os principais tipos de sarna
Nos cães, há três tipos comuns de sarna: a sarna demodécica, causada pelo ácaro Demodex canis; a sarna sarcóptica, causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei; e a sarna otodécica, causada pelo ácaro Otodectes cynotis.

Prognóstico. Sarna geralmente não é uma condição muito grave e é facilmente tratada. Se não tratada, a sarna pode afetar todo o corpo, causando uma erupção extremamente irritante e de aspecto desagradável.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a sarna - ou escabiose - é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei Variedade Hominis. Sua proliferação em massa ocorre em estofados e objetos, tais como travesseiros, almofadas, roupas de cama e banho, além da poeira doméstica.

dos Reis – O tratamento é feito com escabicidas, ou seja, inseticidas para matar o ácaro sem danificar a pele. O remédio deve ser aplicado na pele do corpo inteiro, com exceção do nariz e do couro cabeludo. Deve ser passado, portanto, da orelha para baixo até os pés e especialmente nas mãos.

Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.

Sabonete Benzoderm 60g - Drogarias Pacheco.

O tempo de incubação da doença é de cerca de 24 dias, se for a primeira infecção. Em caso reincidente, esse período diminui para apenas 24 horas.

Verificação
Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

No tratamento da sarna
Deve-se lavar cuidadosamente a parte afetada com o sabonete, produzindo uma espuma que deverá permanecer na pele até secar. Se houver outras pessoas com sarna na mesma casa, todas devem ser tratadas ao mesmo tempo para evitar reinfecção.

05 Remédios caseiros eficazes para coceira na pele:

  1. Óleo de coco: Sim, o óleo de coco acalma a coceira. ...
  2. Manjericão: As folhas indianas de manjericão são ricas fontes de cânfora, eugenol e timol, todos os quais são potentes agentes contra coceira. ...
  3. Óleo de semente de gergelim: ...
  4. Hortelã: ...
  5. Limão:

A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose [1,2,3,4].