O que pode ser confundido com lúpus?

Perguntado por: opires . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Os sintomas do lúpus não são exatamente exclusivos. Pessoas que têm hanseníase, hepatite C, rubéola ou outras doenças autoimunes podem desenvolver sintomas muito parecidos e podem também ter o exame de FAN positivo sem que tenham lúpus.

Os sintomas mais comuns são as manchas na pele, a dor nas articulações, a presença de muita espuma na urina, a queda de cabelo, a febre, o desânimo e a fraqueza. Alguns achados em exames comuns podem nos levar a suspeitar de Lúpus, como a anemia, a redução das células do sangue e a perda de proteína na urina.

O lúpus pode, ainda, apresentar outros sintomas, como: dor no peito, dificuldade de respirar, palidez de pele e mucosa, hematomas, aumento do sangramento menstrual e também das gengivas, pressão alta, inchaço nas pernas, urina espumosa ou em pouca quantidade, insuficiência renal e alterações neuropsíquicas.

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".

Ela aparece na forma de uma borboleta e cobre o rosto (de uma face a outra, cobrindo a ponte do nariz também). Dor muscular e articular é um sintoma importante de estar em uma crise. A pele pode parecer como se estivesse em chamas e é freqüentemente diagnosticada como “fibromialgia”.

Algumas alterações podem estar presentes no hemograma completo: Leucócitos com valor menor que 4.000/mL; Linfócitos com valor menor que 1.500/mL; Redução da quantidade de glóbulos vermelhos (hemácias) e número de plaquetas (em ao menos 2 exames de sangue realizados).

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, que ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo ataca seus próprios tecidos e órgãos. A condição é capaz de afetar diversos sistemas do corpo, como articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

O FAN positivo não indica exatamente uma doença reumatológica específica, mas sim pode ajudar na investigação de inúmeros tipos de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, vitiligo e esclerodermia, entre outras.

Sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico

  1. Fraqueza;
  2. Febre e mal-estar frequente;
  3. Dores nas articulações;
  4. Rigidez muscular e inchaços;
  5. Vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz;
  6. Muita queda de cabelo.

A maioria dos pacientes com Lúpus apresenta dores nas articulações em algum estágio da doença. Os problemas mais comuns são a artralgia (dores sem sinais inflamatórios) e a artrite (dores com inflamações). Esses sintomas costumam estar presentes ainda na fase inicial do Lúpus.

Um dos fatores desencadeantes de vermelhidão na pele mais importante é a exposição à luz solar. A radiação ultravioleta (UV) que provém do sol ou de outras fontes de luz, não somente favorece o surgimento de erupções na pele, mas também pode ativar surtos de lúpus e afetar outros órgãos.

Alguns sintomas são gerais como a febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas nos rins. Quem tem lúpus?

O lúpus é uma doença crônica (de longa duração) que alterna períodos de calma ou remissão com outros de reativação, chamados de surtos. Os sintomas aparecem e desaparecem. Pode causar inflamação (por exemplo, lesão na pele) uma semana e nenhum sintoma na semana seguinte.

EXISTEM QUATRO TIPOS DE LÚPUS BEM DEFINIDOS

  1. LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES) É o mais frequente entre os quatro tipos de lúpus. ...
  2. LÚPUS CUTÂNEO. ...
  3. LÚPUS INDUZIDO POR DROGAS. ...
  4. LÚPUS NEONATAL.

O lúpus é traiçoeiro, muito complicado de controlar e, uma vez que se perde o controle clínico, as células do sistema autoimune começam a atingir mais órgãos e sistemas, causando uma série de inflamações simultâneas.

A inflamação é o que acontece quando dizemos que há atividade ou um surto do lúpus, e causa dor, calor e inchaço. Por isso, quando há inflamação de uma parte específica do corpo, é comum que esse órgão ou tecido apresente dor. E, geralmente, a intensidade da dor está relacionada com a gravidade da inflamação.

É o caso do lúpus, que atinge uma a cada 1.700 mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Com o estado emocional debilitado, os sinais da doença, como lesões na pele, feridas na boca, erupções cutâneas e fadiga tendem a aparecer ou se intensificar.

LÚPUS, OBESIDADE E DOENÇA CARDIOVASCULAR
Muitas pessoas com lúpus podem achar difícil manter um peso adequado em consequência do uso de corticoides e do sedentarismo. É importante entender que, nas pessoas com lúpus, a obesidade pode estar associada a atividade de doença, depressão, bem como fadiga e dor.

Você sabia que a pessoa com Lúpus tem direito a alguns benefícios do INSS? Pois é! Dentre os benefícios estão a aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.